You are on page 1of 18

Projeto de Identidade Visual

Briefing:
Revitalizao do braso do estado do Cear

Braso do Estado do Cear


(Fase I)

O Governo de Cid Gomes e sua proposta de despersonalizao


Em um mundo globalizado, cujos valores, tradio e identidade muitas vezes so perdidos face multiplicidade de valores e culturas, a prtica de personalizao da identidade dos governos contribui ainda mais para essa disperso e enfraquecimento da carga semntica do smbolo do estado.

O Governo de Cid Gomes prope resgatar e instituir o braso do estado como identidade visual no s do seu governo, mas tambm dos governos vindouros, numa poltica mais coerente, voltada Res Publica , tornando a identidade visual perene. Essa proposta prev essa manualizao das aplicaes da identidade, evitando as distores comuns pelo mal uso da mesma.

O Cear
Com 6,8 milhes de habitantes, o Cear, a nossa "Terra da Luz", tem 573 quilmetros de belas praias, 2,8 mil horas de exposio solar por ano alm de um serto rico em movimentos culturais e serras com clima tipicamente europeu.

Nmeros:
07 mesorregies 33 microregies 184 municpios rea: 146.348,3 km pop.: 8.097.276 hab (2005)

Antecedentes Histricos
Seu nome passou do rio capitania, em 1799, provncia em 1822 e ao Estado em 1899. de origem obscura, sendo freqentemente escrito no sculo XVII com a letra "s", Sear, Siar. Manuel Aires do Casal apresenta como palavra do idioma indgena, ciar, "canto da jandaia", e Jos de Alencar deriva do tapuia cemo, "cantar forte, clamar" e de ara "pequena arara, periquito".

Destaques:
-A conquista da antiga capitania do Siar Grande teve incio em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Sousa, que, lutando vantajosamente contra ndios e franceses, seus aliados, se fixou por pouco tempo na foz do rio Siar (Cear), ao redor do forte So Sebastio. - O Carinhoso apelido Terra da Luz foi dado por Jos do Patrocnio pelo fato de ter sido a provncia pioneira no processo abolicionista, que teve o jangadeiro Drago do Mar como smbolo da resistncia popular cearense contra a escravido.

As primeiras armas do Cear


O presidente Antonio Pinto Nogueira Accioly foi quem instituiu oficialmente as Armas do Estado do Cear, atravs da sano do Decreto legislativo n 393 de 11 de setembro de 1897.

Art. 1: As armas do Estado sero representadas por um escudo encimado por um forte de construo antiga. Uma elipse atravessada por uma zona em sentido oblquo, da esquerda para a direita e semeada de estrelas, simbolizando os diferentes municpios do Estado, mostrar ao centro do escudo uma parte do litoral compreendida a enseada e o farol do Mucuripe; e um debuxo de pssaro destacarse- do ngulo direito do mesmo escudo, cercando-o ramos de fumo e de algodo

O atual braso

A metamorfose atravs dos tempos


O braso do Cear sofreu diversas variaes ao longo de todos esses anos. Do original restaram alguns elementos predominantes que no entanto sofreram alteraes visuais ou substanciais. preciso revitalizar estes smbolos, trazendo tona o valor simblico destes elementos e recontar a nossa histria atravs dos mesmos.

Destaques:
-A carnaubeira, rvore smbolo do estado, foi progressivamente substituda por um coqueiro (ou at mesmo bananeira) -A janganda, antes detalhada, foi muito simplificada. -O forte e o farol tambm mudaram continuamente. -O Escudo foge as propores da Herldica

Algumas regras da Herldica


Das Leis Herldicas Primeira Lei: No se coloca metal sobre metal, cor sobre cor, ou forro sobre forro. Segunda Lei: As peas honrosas devem ser colocadas nos lugares que lhes competem. Terceira Lei: As figuras naturais ou quimricas, quando sozinhas, devem ocupar o centro do campo sem tocar em seus bordos. Quarta Lei: Muitas peas mveis, ou figuras, pousadas sobre o mesmo campo tem sempre o mesmo esmalte, desde que sejam elas repetidas sem alteraes. Quinta Lei: No h tonalidades diferentes de uma mesma cor. Sexta Lei: Um braso deve ser regular, simples e completo. As cores utilizadas em armaria so conhecidas genericamente como esmaltes, que se dividem em Metais (ouro e prata), os Esmaltes propriamente ditos: Vermelho (goles), Azul (blau), Verde (sinople), Prpura, Preto ou Negro (sable) e os Forros ou Peles: Arminhos e Veiros. Tambm so includas a carnao e as cores naturais, embora no sejam Esmaltes.

Revitalizado o braso e o resgate dos smbolos


O objetivo deste projeto o de resgatar o valor dos smbolos principais do estado, adequar o formato do escudo e elementos dentro do vivel nas regras da Herldica, alm de definir as aplicaes possveis para seu uso pelo Governo.

Anlise dos smbolos - I


a) A Jangada
Um dos mais famosos cones do estado, a jangada representa a tenacidade e bravura do cearense, uma referncia ao esprito aventureiro e nmade. Conta como smbolo o lendrio Drago do Mar, heri jangadeiro do pioneiro processo abolicionista cearense. Nas diversas verses do braso este smbolo sofreu modificaes, ora apresentando detalhes ora to simplificado que perde suas curvas.

b) A Carnaubeira
Conhecida como rvore da vida, pois oferece uma infinidade de usos ao homem, foi Instituda como smbolo do Cear na primeira verso do escudo Cearense. Esta verso foi ento deturpada progressivamente, transformando-se em um coqueiro (entre outras plantas). O Resgate da sua representao imprescindvel.

O Farol do Mucuripe

Anlise dos smbolos - II


c) O Farol
O farol representa a luz e orientao, o porto seguro para os que chegam e os que partem. Quando institudo, o braso original referia-se ao histrico Farol do Mucuripe, mas tambm sofreu diversas alteraes; ora aparecendo longilneo, ora chato; ora aceso, ora apagado. Nessa nova proposta um desenho que faa referncia direta ao antigo farol tambm reforar sua fora narrativa.

d) O Forte
O castelo fortificado, ou forte, , quase universalmente, o smbolo do refgio interior do homem. Representa tambm a resistncia s adversidades. Remete ainda ao forte cuja primeira vila do Cear foi formada ao seu redor. No braso j figurou de diversos tamanhos, trazendo um nmero diferente de merles (partes salientes do parapeito) variando de 4 a 6 unidades.

Anlise dos simbolos - III


e) Pssaro
Representao da liberdade e do pioneirismo da abolio da Escravatura na Vila Acarpe, que passou a se chamar Redeno. O pssaro sempre foi representado como um pomba branca, mas na verso atual do escudo assemelha-se a uma andorinha.

f) Estrelas
As estrelas representavam originalmente os municpios do estado poca da instituio do braso. Atualmente so 184 municpios, o que impraticvel de represent-los com estrelas. A opo mais adequada a utilizao de 7 estrelas o nmero das mesorregies do estado - ou 33 - o nmero das microrregies. (Por estes nmeros serem de mais difcil alterao do que o nmero de municpios, mais estratgico utiliz-los.) Outras verses do braso traziam 30, 43 ou 52 estrelas. A atual traz 34 estrelas.

Anlise dos smbolos - IV


g) Litoral, serras e serto
Referncia beleza natural do Cear. No briefing foi solicitado que sua representao seja mais clara, pois a paisagem foi um dos itens que mais mudaram.

h) Elementos extras
Nas primeiras verso o braso trazia ainda ramos de fumo e algodo, que foram suprimidos. De certa forma hoje utilizar o ramo de fumo no seria politicamente correto.

O novo braso (revitalizado)


Visando corrigir certas incoerncias o escudo foi redimensionado adequando-se s propores corretas. Alm disso todos os elementos foram redesenhados utilizando-se curvas mais suaves e linhas de mesma espessura.

O braso atual (ltima verso)


O braso atual traz algumas incoerncias, como a palmeira ao invs da carnaubeira, 34(?) estrelas e proporo diferente da oficial herldica que 7x8 mdulos. Alm disso algumas curvas no esto suaves e a espessura dos traos varia ao longo do desenho.

O novo braso (revitalizado) - II


A elipse central tambm foi adequada a uma proporo de escudos ficando mais suave e com os elementos internos distribudos em 04 quadrantes (uma distribuio mais regular e equilibrada, com a linha do horizonte no centro).

O pssaro foi movido portanto para dentro da elipse, a completar e equilibrar os 04 quadrantes, reforando seu simbolismo: o 1 quadrante com o farol e o sol (luz); o 2 com a serra e o pssaro; o 3 com o mar e a jangada; e o 4 com o serto e a carnaba. Cada quadrante com um ambiente e um personagem associado diretamente aos 4 elementos, na mesma ordem: fogo, ar, gua e terra.

O novo braso (revitalizado) - III


O forte acima do escudo (regio denominada como coroa na herldica) tornou-se curvilnio, com uma leve perspectiva tornando-o mais elegante. Traz 05 merles no topo. As estrelas, que representavam inicialmente a quantidade dos municpios, foram reduzidas para o nmero de 07, representando as mesorregies do Estado

Propores do Braso e da Bandeira

Bibliografia
CHEVALIER, Jean Dicionrio de Smbolos. Jos Olympio, 1982; SOUZA, Eusbio de - Histria Militar do Cear. Instituto do Cear, 1950; GIRO, Raimundo Pequena Histria do Cear. Instituto do Cear, 1962; GIRO, Raimundo Evoluo Histrica Cearense. BNB, 1986; entre outros. Websites: Governo do Estado do Cear / Seduc / Instituto Nacional de Herldica / Wikipedia / http://heraldica.genealogias.org/ entre outros. Documentos, publicaes e peridicos: Biblioteca Pblica do Estado do Cear

2006 Nelson Eullio, designer


Imagens: Protegidas por direitos autorais Todos os direitos reservados aos autores. Proibida a reproduo, exibio pblica ou uso comercial

You might also like