You are on page 1of 19

Marcos Antnio Silva Neir do Nascimento Alves Jnior Jorge Luiz Lopez Celso Ferreira da Silva

A compreenso da forma como cobrada a energia eltrica e como so calculados os valores apresentados nas contas de luz fundamental para a tomada de deciso em relao a projetos de eficincia energtica. A conta de luz reflete o modo como a energia eltrica utilizada e sua anlise por um perodo de tempo adequado, permite estabelecer relaes importantes entre hbitos e consumo. Dadas as alternativas de enquadramento tarifrio disponveis para alguns consumidores, o conhecimento da formao da conta e dos hbitos de consumo permite escolher a forma de tarifao mais adequada e que resulta em menor despesa com a energia eltrica.

Para a compreenso dos assuntos tratados neste Manual necessrio conhecer alguns poucos conceitos e definies. Potncia: simplificadamente, podemos dizer que a capacidade de consumo de um aparelho eltrico. A potncia vem escrita nos manuais dos aparelhos, sendo expressa em watts (W) ou quilowatts (kW), que corresponde a 1000 watts. Um condicionador de ar Springer Carrier, modelo XCJ108D, de 10500 BTU, por exemplo, tem uma potncia de 1100 W (ou 1,1 kW). Energia: simplificadamente, a quantidade de eletricidade utilizada por um aparelho eltrico ao ficar ligado por certo tempo. Tem como unidades mais usuais o quilowatt hora (kWh) e o megawatt-hora (MWh). O condicionador acima, se ficar ligado por duas horas, .gastar. 2,2 kWh.

Na conta de energia eltrica dos pequenos consumidores, como por exemplo as residncias, cobra-se apenas a energia utilizada (.consumo.). Mdios e grandes consumidores pagam tanto pela energia quanto pela potncia. A potncia aparece nas contas desses consumidores com o nome de Demanda, que, na verdade, corresponde potncia mdia verificada em intervalos de 15 minutos. O .horrio de ponta. o perodo de 3 (trs) horas consecutivas exceto sbados, domingos e feriados nacionais, definido pela concessionria em funo das caractersticas de seu sistema eltrico. Em algumas modalidades tarifrias, nesse horrio a demanda e o consumo de energia eltrica tem preos mais elevados. O .horrio fora de ponta. corresponde s demais 21 horas do dia. Finalmente, precisamos definir os perodos seco e mido. Para efeito de tarifao, o ano dividido em dois perodos, um perodo seco que compreende os meses de maio a novembro (7 meses) e um perodo mido, que compreende os meses de dezembro a abril (5 meses). Em algumas modalidades tarifrias, no perodo seco o consumo tem preos mais elevados.

Os consumidores so classificados pelo nvel de tenso em que so atendidos. Os consumidores atendidos em baixa tenso, em geral em 127 ou 220 volts, como residncias, lojas, agncias bancrias, pequenas oficinas, edifcios residenciais e boa parte dos edifcios comerciais, so classificados no Grupo B. o caso da maioria dos prdios pblicos federais. O Grupo B dividido em sub-grupos, de acordo com a atividade do consumidor. Os consumidores residenciais, por exemplo, so classificados como B1, os rurais como B2, etc, mas essa sub-classificao no relevante para o objetivo deste Manual. Os consumidores atendidos em alta tenso, acima de 2300 volts, como indstrias, shopping centers e alguns edifcios comerciais, so classificados no Grupo A. Esse grupo subdividido de acordo com a tenso de atendimento, como mostrado na tabela abaixo.

Poucos so os prdios pblicos classificados no Grupo A, em geral no Sub-Grupo A4. Os consumidores atendidos por redes eltricas subterrneas so classificados no Grupo A, Sub-Grupo AS, mesmo que atendidos em baixa tenso.

So duas as modalidades tarifrias. Os consumidores do Grupo B (baixa tenso) tem tarifa monmia, isto , so cobrados apenas pela energia que consomem. Os consumidores do Grupo A tem tarifa binmia, isto , so cobrados tanto pela demanda quanto pela energia que consomem. Estes consumidores podem enquadrar-se em uma de trs alternativas tarifrias: Tarifao Convencional, Tarifao horo-sazonal Verde, ou Tarifao horo-sazonal Azul (compulsria para aqueles atendidos em tenso igual ou superior a 69 kV).

O enquadramento na tarifa Convencional exige um contrato especfico com a concessionria no qual se pactua um nico valor da demanda pretendida pelo consumidor (.Demanda Contratada.), independentemente da hora do dia (ponta ou fora de ponta) ou perodo do ano (seco ou mido). Os consumidores do Grupo A, sub-grupos A3a, A4 ou AS, podem ser enquadrados na tarifa Convencional quando a demanda contratada for inferior a 300 kW, desde que no tenham ocorrido, nos 11 meses anteriores, 3 (trs) registros consecutivos ou 6 (seis) registros alternados de demanda superior a 300 kW. A conta de energia eltrica desses consumidores composta da soma de parcelas referentes ao consumo, demanda e ultrapassagem.

Na tarifao Convencional, a Tarifa de Ultrapassagem corresponde a trs vezes a Tarifa de Demanda.

O enquadramento na tarifa Verde dos consumidores do Grupo A, sub-grupos A3a, A4 e AS, opcional. Essa modalidade tarifria exige um contrato especfico com a concessionria no qual se pactua a demanda pretendida pelo consumidor (.Demanda Contratada.), independentemente da hora do dia (ponta ou fora de ponta). Embora no seja explcita, a Resoluo 456 permite que sejam contratados dois valores diferentes de demanda, um para o perodo seco e outro para o perodo mido. A conta de energia eltrica desses consumidores composta da soma de parcelas referentes ao consumo (na ponta e fora dela), demanda e ultrapassagem. A parcela de consumo calculada atravs da expresso abaixo, observando-se, nas tarifas, o perodo do ano:

O enquadramento dos consumidores do Grupo A na tarifao horo-sazonal azul obrigatrio para os consumidores dos sub-grupos A1, A2 ou A3. Essa modalidade tarifria exige um contrato especfico com a concessionria no qual se pactua tanto o valor da demanda pretendida pelo consumidor no horrio de ponta (.Demanda Contratada na Ponta) quanto o valor pretendido nas horas fora de ponta (.Demanda Contratada fora de Ponta). Embora no seja explcita, a Resoluo 456 permite que sejam contratados valores diferentes para o perodo seco e para o perodo mido. A conta de energia eltrica desses consumidores composta da soma de parcelas referentes ao consumo, demanda e ultrapassagem. Em todas as parcelas observa se a diferenciao entre horas de ponta e horas fora de ponta.

- Deslocamento da carga para horrios de menor carregamento e consumo para perodos do ano de maior disponibilidade - Os preos diferenciados permitem ao consumidor gerenciar suas despesas Definies: Aplicao de preos diferenciados de demanda e consumo de acordo com a utilizao em determinados horrios do dia e em perodos do ano. Horrio de Ponta Este horrio composto por um perodo de trs horas consecutivas que adotado entre as 17h e 22h, incluindo feriados, com exceo aos sbados e domingos. Na rea da AES Eletropaulo adotado das 17h30 s 20h30 Horrio Fora de Ponta Este horrio composto por um perodo de 21 horas dirias complementares ao horrio de ponta, incluindo os sbados e domingos. Eles se dividem em dois perodos (capacitivo e indutivo) devido diferena de tipo de carga reativa mais comum nesses horrios. Na rea da AES Eletropaulo, considera-se: Perodo Capacitivo: 0h30 s 6h30 Perodo Indutivo: 6h30 s 0h30

Horrio de Vero vs. Horrio de Ponta Considerando a dificuldade de alterar os parmetros dos equipamentos de medio e controle operacional automtico em clientes (bancos de capacitores, controles de geradores, equipamentos de controle de demanda em geral), sempre que o horrio de vero adotado e os relgios normais so antecipados em uma hora por um perodo determinado por decretos governamentais, o horrio de ponta do sistema eltrico passa a ser das 18h30 s 21h30, alterando, temporariamente, a clusula do Contrato de Fornecimento de Energia Eltrica em vigor e eventual aditamento que tenha sido acordado entre as partes envolvidas. Nesse caso alteram-se tambm, para 60 minutos, os perodos de avaliao das componentes Reativa, Indutiva e Capacitiva, vlidas para o clculo do fator de potncia: - Perodo Capacitivo: passar a ser das 01h30 s 07h30 - Perodo Indutivo: passar a ser das 07h30 01h30 Desta forma, o horrio de vero, alm de auxiliar a reduzir o consumo de energia, tambm pode ajudar a diminuir custos para aqueles clientes onde vigoram as tarifas horo-sazonais (onde o consumo - tarifa azul e verde - e s vezes tambm a demanda tarifa azul - tm custos mais elevados neste perodo). Como os funcionrios administrativos normalmente trabalham apenas at as 18h, eles sairo meia hora antes do incio do horrio de ponta vlido durante o perodo de vigncia do horrio de vero. Isso permitir que equipamentos como computadores, iluminao dedicada e mesmo ar-condicionados possam ser desligados antes das 18h30, evitando, assim, que incidam na tarifao mais alta vlida das 18h30 at as 21h30.

Perodo mido Cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte

Demanda
a mdia das potncias eltricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema eltrico pela parcela da carga instalada em operao na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado. Demanda Contratada a demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados no contrato de fornecimento e que dever ser integralmente paga, seja ou no utilizada durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). Perodo Seco O chamado Perodo Seco compreende um intervalo de sete meses consecutivos, englobando os fornecimentos abrangidos pelas leituras de maio a novembro Perodo mido Cinco meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte

Demanda Contratada a demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, no ponto de entrega, conforme valor e perodo de vigncia fixados no contrato de fornecimento e que dever ser integralmente paga, seja ou no utilizada durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW). Demanda de Ultrapassagem Demanda de ultrapassagem: parcela da demanda medida que excede o valor da demanda contratada, expressa em quilowatts (kW).

Demanda Faturvel o valor da demanda de potncia ativa, identificado de acordo com os critrios estabelecidos e considerada para fins de faturamento, com aplicao da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW).

Demanda Medida a maior demanda de potncia ativa, verificada por medio, integralizada no intervalo de 15 (quinze) minutos durante o perodo de faturamento, expressa em quilowatts (kW).

...a demanda medida a mxima verificada ao longo do ms. Basta voc deixar todos os seus aparelhos ligados por 15 minutos que voc pagar a demanda como se eles tivessem permanecidos ligados o ms todo ! ...em todas as modalidades tarifrias, sobre a soma das parcelas incide o ICMS, com alquotas variando entre 20 e 25% dependendo do Estado; ...as tarifas so diferenciadas por concessionria e os reajustes tarifrios anualmente homologados pela ANEEL.... nas contas de luz, a unidade usada para expressar o consumo de energia eltrica kWh, porm a ANEEL divulga as tarifas de consumo em MWh. Assim, ao utilizar as expresses para calcular P consumo, divida a tarifa informada por 1000.

O fator de potncia uma relao entre potncia ativa e potncia reativa. Ele indica a eficincia com a qual a energia est sendo usada. Um alto fator de potncia indica uma eficincia alta e inversamente um fator de potncia baixo indica baixa eficincia. Um baixo fator de potncia indica que voc no est aproveitando plenamente a energia, e a soluo para corrigir, a instalao de Banco de Capacitores, sendo que estes podem criar condies de ressonncia. Nessas condies, as harmnicas geradas por equipamentos no lineares podem ser amplificadas para valores absurdos e a opo passa a ser a utilizao de Filtro de sintonia para correo destas harmnicas. Instalaes eltricas em sua maioria possuem cargas indutivas. A principal caracterstica das cargas indutivas que elas necessitam de um campo eletromagntico para operar. Por este motivo, elas consomem dois tipos de potncia eltrica: Potncia ativa (kW) para realizar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, etc e Potncia reativa (kVAr) para manter o campo eletromagntico, sendo que esta no produz trabalho til, mas circula entre o gerador e a carga, exigindo do gerador e do sistema de distribuio de energia eltrica uma corrente adicional. A potncia ativa e a potncia reativa, juntas, formam a potncia aparente (kVA). Quando a potncia aparente maior que a potncia ativa, a concessionria precisa fornecer, alm da corrente til (ativa), uma corrente reativa.

Alm da energia ativa, sobre a qual discorremos at agora, existe um outro .tipo. De energia eltrica, denominada energia reativa. Essa uma energia .diferente.: embora no se possa classific-la de intil, no realiza trabalho til e produz perdas por provocar aquecimento nos condutores. A energia reativa tem como unidades de medida usuais o VArh e o kVArh (que corresponde a 1000 VArh) e a potncia reativa a unidade de VAr ou kVAr. At certo limite, as concessionrias no so autorizadas a cobrar essa energia e at recentemente no a cobravam dos consumidores do Grupo B mesmo quando o limite era excedido. Esse panorama pode mudar em breve, mas o fato que a cobrana, em geral, encontrada apenas nos consumidores do Grupo A. O limite indicado de forma indireta, atravs de um parmetro denominado .fator de potncia., que reflete a relao entre as energias ativa e reativa consumidas. De acordo com a Resoluo 456, as instalaes eltricas dos consumidores devem ter um fator de potncia no inferior a 0,92 (reativo ou indutivo). Pela energia reativa, os consumidores do Grupo A so cobrados da mesma forma que pela energia ativa, apenas mudam as medies e os nomes. Os consumidores do Grupo A, tarifa Convencional, pagam tanto o consumo de energia reativa (UFER) quanto a demanda reativa (UFDR):

You might also like