You are on page 1of 16

Infeco Hospitalar

Universidade Federal de Pernambuco Recife 2011

O que ?
Qualquer tipo de infeco adquirida aps a entrada do paciente em um hospital ou aps a sua alta quando essa infeco estiver diretamente relacionada com a internao ou procedimento hospitalar.

COMO SE ADQUIRE?

COMO SE TRATA? COMO SE PREVINE?

O QUE SE SENTE?

QUEM CORRE O RISCO?

Desequilbrio entre a populao de microorganismos existentes em um indivduo

Mecanismos de defesa do mesmo.

Estatsticas

Em torno de 90% das IH so ocasionadas por agentes bacterianos, sendo os outros 10% representados por vrus, fungos e protozorios 720.000 pessoas adquirem infeco em hospitais brasileiros a cada ano, das quais 144.000 (20%) vo a bito.

Aproximadamente 30% das infeces poderiam ser evitadas nos hospitais

Histrico

A IH surge no perodo medieval, juntamente com a criao de instituies destinadas a alojar doentes, invlidos, pobres e peregrinos; No sculo XIX ocorreram grandes descobertas cientficas no mbito da microbiologia, de extrema relevncia para a compreenso das infeces nosocomiais e, conseqentemente, seu controle.

Em 1860, Joseph Lister desenvolveu uma tcnica para evitar a contaminao por microorganismos em incises cirrgicas - a pulverizao de cido fnico nas salas cirrgicas e a utilizao de cido carblico para a desinfeco de instrumental.

Ignaz Phillip Semmelweis, 1847

Anti-sepsia e a lavagem das mos antes do parto, enfatizando a gravidade da transmisso cruzada. Aps diversas pesquisas, escolheu o hipoclorito de clcio como desinfetante. Posteriormente, estabeleceu que a higienizao das mos com substncia clorada deveria ocorrer entre cada paciente examinada. Essa medida reduziu a mortalidade materna de 12,24% para 1,20% em dois

Incio do sculo XX progresso para a preveno das IH: Implantao da luva cirrgica; Implantao da mscara; Separao de doentes spticos e no- spticos; Criao de instrumentos cirrgicos a fim de evitar a insero dos dedos nas cirurgias; Raspagem de barbas e bigodes; Preparao das salas cirrgicas com vidros.

Prticas de anti-sepsia e rigorosas normas e rotinas, foram adotadas para a preveno de IH

No sculo XX, as IH causaram grande impacto, devido ao alastramento dos estreptoccicos, conseqentes do abarrotamento das enfermarias e do longo perodo de internao nos hospitais. Em 1940, os cientistas britnicos Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey iniciaram a produo da penicilina em escala industria.

Surgimento de uma linhagem estafiloccica resistente penicilina Administrao de antibiticos de maior potncia (bactrias multirresistentes)

Em 1950 foi criada a primeira Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), na Inglaterra.

A primeira Conferncia Internacional sobre IH aconteceu na dcada de 1970

As precaues universais foram institudas pelo CDC na dcada de 1990, e orientavam o uso de equipamentos de proteo individual (EPI) na assistncia a qualquer paciente, independente de seu estado infeccioso.

Em 1963, nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Preveno de Doenas (CDC) instituiu como rotina, o exerccio da vigilncia epidemiolgica, alm de formalizar sua sistematizao em todos os hospitais, atravs de artifcios que norteassem as medidas de controle.

Em 1974, o CDC iniciou o Estudo da Eficcia do Controle de Infeco Hospitalar (SENIC) - reduo de IH em 32% dos hospitais que contavam com programas de controle efetivos e o aumento de 9 a 31% naqueles em que no havia controle infeccioso algum.

A Portaria 930 de 27/08/1992 orientou uma maior profissionalizao da prtica de controle de infeces, alm de determinar que todos os hospitais do pas, deveriam constituir um Servio de Controle de Infeco Hospitalar (SCIH) com, no mnimo, um enfermeiro e um mdico para cada 200 leitos. Alm disso, reforou os critrios para diagnstico, mtodos de vigilncia epidemiolgica e normas de limpeza, desinfeco, esterilizao e antissepsia.

A histria da atuao do enfermeiro no combate s IH iniciou-se com Florence Nightingale; 1854, Guerra da Crimia. A enfermeira revolucionou o local; Reduo da taxa de mortalidade para 2,2% Em 1863, aps a guerra, props mtodos de cuidado relacionados ao ambiente, e ao paciente, no intuito de minimizar a ocorrncia de IH.

Apesar de todos os avanos e melhorias dos mtodos de vigilncia epidemiolgica e da modernizao da arquitetura hospitalar, observa- se um aumento na ocorrncia de IH.

Vrios fatores explicam essa tendncia, dentre eles o desenvolvimento econmico e tecnolgico; Atualmente, mesmo com a existncia de toda uma bagagem tcnico-cientfica e medidas profilticas validamente eficazes, so mnimas as modificaes nos indicadores de IH nos servios de sade.
Logo, cabe aos profissionais de sade em exerccio, o empenho para implementar as aes de preveno e controle das IH.

Grupo:
Isabel Sobral Evelyn Quirino Jssica Sales Mariza Hirschle Samantha Quitte Tallita de Almeida

Referncias bibliogrficas
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?257 http://www.pucpcaldas.br/revista/doxo/vol2/num1/arti gos/aline.pdf

http://157.86.8.50/bitstream/icict/1644/1/Daniele%20 Gon%C3%A7alves%20Silveira%20Spilki.pdf

You might also like