You are on page 1of 13

Maria Joo Mendona Lopo de Carvalho

Nasci em 1962, numa famlia muito marcada por uma av que era rainha-me. Havia uma hierarquia de submisso, tnhamos de nos submeter ao futuro que ela determinava para cada neto. Tive uma infncia disciplinada, organizada, metdica, muito perto dos pais, com uma me muito presente. Tudo se fazia com agenda, com horas, at hoje vivo num espartilho,

numa ditadura da organizao que funciona como se fosse um travo, que s vezes me limita na criatividade e na imaginao. Raramente fao o que me apetece, at ao fim-desemana. Todo este ambiente determinou a minha maneira de ser. Sou organizada ao segundo, para fazer num dia tudo o que tenho de fazer.

O seu pai, Fausto Lopo de Carvalho, foi escritor e jornalista. Era contra o regime, dava-se com os intelectuais da oposio: Fernando Namora, Miguel Torga, lvaro Salema, David MouroFerreira, Antnio Alada Baptista, Urbano Tavares Rodrigues. Faziam saraus, diziam poemas, Maria Joo ficava a ouvi-los. Escrevia poemas, como todas as meninas faziam e o seu pai dizia-lhe que precisava de ler mais para escrever melhor. Andou sempre num colgio ingls de freiras, s de meninas, era boa aluna.

Depois fez o Curso de Estudos Portugueses e Ingleses na Universidade Nova, de 1982 a 1985. Ia para Medicina, era a esperana de seguir o mdico de famlia que era o seu av, sempre impulsionada pela sua av, mas foi para Letras. Na Faculdade queria aprender o mais possvel, ser capaz de ter a melhor nota. Casou em 1985, o seu desejo nico era sair de casa, trabalhar. Teve os seus dois filhos e separou-se em 1990.

Alguns exemplos da sua vasta obra:

Virada do Avesso (50 mil exemplares) e Acidentes de Percurso (30 mil exemplares) so dois romances que transformaram Maria Joo Lopo de Carvalho numa conhecida autora, geralmente conotada com a escrita light. Adoptame, o seu livro mais recente, marca uma viragem nas suas preocupaes. O livro Adopta-me uma histria real? Quando o escreveu? uma expresso do meu trabalho, como assessora para a rea da Educao da Cmara Municipal de Lisboa.

Escrevi-o em trs anos, o retrato dos bastidores de Lisboa atravs dos olhos de uma mulher normal, que sou eu. Na Amrica chamam-lhe escrita criativa, no ficcional, em que o narrador e a personagem tm a mesma identidade. O meu trabalho fazer um diagnstico da situao da educao em Lisboa, ao nvel do 1. Ciclo, e a partir da, cumprir o compromisso eleitoral do Presidente: Tornar Lisboa mais feliz.

Esta coleo pretende criar o gosto pela leitura atravs de um enredo que mistura o quotidiano de uma famlia com 7 irmos e o esprito de aventura, rebeldia e inquietaes prprias da adolescncia. Foi escrita em coautoria com Margarida Fonseca Santos.

Cansado da me que tem, e que muitas vezes no o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir Loja de Mes procura de uma que lhe torne a vida mais fcil. Mas nenhuma Ihe agrada. De regresso a casa, o Gil no encontra a me, que, entretanto, foi procura de outro filho. Como acabar esta histria? Um conto divertido e srio ao mesmo tempo, que far as crianas rir e pensar.

Livros 2000 - Virada do avesso 2001 - Acidentes de Percurso 2004 - Adopta-me 2005 - Palavra de Mulher 2006 - A Minha Me a Melhor do Mundo 2006 - Bons Garfos, Ms Lnguas 2007 - Que bicho te mordeu? 2007 - A Princesa que Eu Sou 2007 - Eu tenho Super Poderes 2007 - O dia dos meus anos 2007 - Sou um campeo 2007 - O melhor Natal do Mundo

2009 - Beb XXS (A favor da Associao de Apoio aos Bebs Prematuros) 2009 - Animais Solta (Porto Editora) 2009 - Um Menino Diferente (A favor da Ajuda de Bero) (Porto Editora) 2009 - Salpicos I, II, III e IV: Manuais de Aprendizagem de Portugus para crianas estrangeiras (3 aos 12 anos) (Instituto Cames/Lidel) 2009 - Coleo 7 Irmos (em parceria com Margarida Fonseca Santos): Maria - Os Segredos da Irm Mais Velha

2009 - Coleo 7 Irmos (em parceria com Margarida Fonseca Santos): Miguel Nunca Desiste 2009 - Coleo 7 Irmos (em parceria com Margarida Fonseca Santos): Mnica - A Maria Rapaz 2010 - Coleo 7 Irmos (em parceria com Margarida Fonseca Santos): Maria Atravessa o Atlntico 2011 - Marquesa de Alorna (Oficina do Livro)

Fim
TURMA F DO 7 ANO ESCOLA 2,3 CICLOS MARTIM DE FREITAS - COIMBRA

You might also like