You are on page 1of 29

B A Herana do Mediterrneo Antigo

2. O mundo romano no apogeu do Imprio

L o c a li z a o G e o g r f i c a

Localizao Geogrfica
Roma situa-se na Pennsula Itlica que banhada por trs mares: Adritico, Tirreno e Mediterrneo
Tirreno

Adritico

Mediterrneo

Surgiu entre as sete colinas , na plancie do Lcio, junto ao rio Tibre

Origem de Roma
Conta a lenda que Rmulo e Remo (dois irmos gmeos filhos de uma jovem vestal e do Marte) Foram abandonados junto do rio Tibre e alimentados em pequenos por uma loba. Em agradecimento decidem fundar uma cidade, naquele local: Roma.

"Marte e Rhea Silvia


(1616-1617) Pierre Paul Rubens Viena, Liechtenstein Museum

Origem de Roma
Habitantes de Itlia:
Etruscos: Norte. Cultura Rica com grandes cidades.

Itlicos: Centro. Cultura primitiva, dividiam-se em grupos numerosos (sabinos, Samnitas, latinos) Os latinos instalaram-se nas margens do rio Tibre.
Gregos: Sul. Fundaram colnias. (Magna Grecia).

Fatores de Integrao dos povos dominados no Imprio


Para submeter e integrar os povos conquistados, os romanos usaram uma srie de fatores: - A)O exrcito; - B)Lngua (latim); -C) Rede de Estradas; -D)Direito; -E)Urbanismo; -G)Administrao pblica; - H)Moeda.

A) O Exrcito
O exrcito romano rigorosamente treinado, disciplinado e muito bem armado, constitudo por legies. Depois da conquista, permaneciam nas terras conquistadas para manter a segurana e a ordem. Mantinham a paz pela fora das armas, a isto chama-se: Paz Armada.
o exrcito

B)O Latim

A rpida difuso do Latim (lngua dos romanos) permitiu que todos no imprio se entendessem e pudessem comunicar. A partir dele formouse: portugus, espanhol, francs, italiano e o romeno.

C) A rede estradas

de

A rede de estradas construda por todo o imprio permitia ligar Roma a qualquer parte do mesmo. Com ela pretendia-se facilitar as deslocaes de soldados, comerciantes e funcionrios.

Calada

Calada - reconstituio

Todos os caminhos vo dar a Roma.

via romana em Fataunos (Vouzela) via romana em Fataunos (Vouzela)

via romana em Viseu

A economia do Imprio Romano

Economia Imprio Romano

Urbana

Comercial

Monetria

Est centrada nas cidades.

O comrcio a actividade mais importante

A moeda usada nas transaces comerciais.

A sociedade romana

Ordem senatorial

Soldado e escravo

Plebeus

A Plebe: po e circo

Ave Caesar, morituri te salutant

Arte Romana

Arte Romana
Os romanos foram influenciados pela cultura de muitos dos povos que dominaram. No entanto, a maior influncia foi dada pelos gregos. A originalidade da arte romana est no seu carcter prtico, utilitrio e duradouro. A arquitectura, a escultura, a pintura e a literatura so os maiores representante deste campo.

A Arquitetura
A arquitectura grandiosa, sbria e robusta. Os edifcios so feitos para durar muitos anos, tinham essencialmente uma funo utilitria: edifcios pblicos, termas, anfiteatros, estdios, casas particulares Os romanos inventaram: - o cimento (combinao de argamassa, gua, cascalho e cinza vulcnica); - o arco de volta perfeita, a abbada e a cpula.

Cpula do Panteo de Roma (118 125 d.C.

Espao interno do Panteo

Vista area do Coliseu

Espao interno do Coliseu

Aqueduto Pont du Gard

Aqueduto Pont du Gard

Arco de Tito

Coluna de Trajano

A ESCULTURA
Inspirados na escultura grega, os romanos desenvolveram um estilo prprio, procurando o maior realismo possvel. Eles foram mestres no retrato. O rosto era a parte mais importante das peas . O retrato baseava-se em grande parte no culto dos antepassados reproduzindo o rosto do falecido num material perdurvel ( Pedra e bronze)
Busto do imperador Hadrianus.

Os romanos primavam pelo realismo fazendo representaes fieis das pessoas e no pelo idealismo de beleza humana como os gregos. Retratavam os imperadores e homens da sociedade.

Octvio Augusto, influncia grega

A PINTURA
como
A pintura romana de origem grega latina. Esta tinha uma variedade de temas cenas domsticas, retratos, animais e cenas da vida quotidiana.

A maior inovao da pintura romana, comparada com a grega, foi o desenvolvimento das paisagens, incorporando tcnicas de perspectiva e profundidade. Outro gnero muito explorado foi o das pinturas triunfais onde se descreviam entradas triunfais aps vitrias militares, representando episdios das batalhas e das cidades e regies conquistadas.

EXEMPLOS DE ARTE ROMANA EM PORTUGAL

Templo de Egitnia

Termas de Conmbriga

Templo de Diana, em vora

Letras
Na literatura destacaram-se : Vrgilio (autor da Eneida) Horcio (poeta)

Outras reas: Histria : Tito Lvio escreveu a histria de Roma; Geografia (Estrabo) Arquitectura (Vitrbio) Astronomia (Manlio)

You might also like