You are on page 1of 26

Histria da Massagem

Disciplina: Teorias e Tcnicas de massagem Prof Fabiane Dell` Antnio


E-mail: fabianedell@gmail.com

CONHECIMENTO DA HISTRIA

Ajuda aos terapeutas de massagem a desenvolver um sentido de identidade profissional de orgulho em sua profisso; Ajudam a identificar as foras e fraquezas da profisso; Ajuda a descobrir que o conjunto fundamental de conhecimento mudou pouco no decorrer dos sculos.

O Incio...

Uso instintivo: comportamento animal, aplicao de presso, esfregar, lamber. Seres humanos: habitantes das cavernas esfregavam suas contuses.

A massagem sempre foi um dos meios mais naturais e instintivos de aliviar a dor e o desconforto!

Origem da Palavra Massagem

raiz latina = massa raiz grega = massein/masso verbo francs = masser raiz rabe = mass/massh

tocar, manusear, amassar, apertar, pressionar suavemente...

Definio de massagem

difcil definir massagem de maneira precisa e completa por causa das muitas formas de massagem e trabalho corporal que so praticadas no momento.

Definio de massagem

Na Grcia antiga (750 a. C. 500 d. C.) Cuidados com sade incluam: 123456exerccios; massagem; ar puro; repouso; dieta; higiene.

Definio de massagem
Idade Mdia (400 1.400)

Idade das trevas guerras, ausncia desenvolvimento artstico, cientfico e cultural. A influncia crist durou mil anos: continha a arte, literatura, cincia e medicina. A igreja administrava hospitais em que as freiras tinham permisso para fornecer cuidados bsicos s vtimas das guerras, e no final, as mulheres participavam.

O tratamento era: massagens e banhos baixo custo!

Definio de massagem Definio de massagem


Renascimento (1450 1600)
A arte e cincia (medicina) foi revitalizada; Artistas da poca estudavam e ilustravam a anatomia e a fisiologia humana;

A massagem era vista como terapia complementar da medicina. Preenchia a lacuna entre os clnicos que mal conhecem seus pacientes e a ateno pessoal e tranquilizadora que o toque humano oferece!!!

Definio de massagem
Sculo XVIII O iluminismo (1700 1800)
A educao para todos tornou-se uma norma cultural, e os dogmas e as tradies da igreja foram colocados em discusso, o humanismo desabrochou! Per H. Ling revolucionou a manipulao corporal introduziu ginstica sueca para cuidados com a sade. E com a popularidade na Europa e Rssia, foram chamadas de movimentos suecos. O termo de massagem sueca derivou dos movimentos suecos. E Ling contribuiu no restabelecimento da profisso de massagista. A massagem sueca varia de leve a vigorosa, combinados com exerccios passivos e ativos.

Definio de massagem
Sculo XIX (1800 - 1900)
Tcnicas especficas de massagem e manipulao corporal foram criadas, promovidas e divulgadas na Europa e nos EUA. A massagem em hospitais e consultrios ganharam destaque. Profissionais qualificados comearam a organizar associaes para proteger a prtica. Legitimidade prtica e transformao em profisso.

Definio de massagem
Sculo XX (1900 2000) Associaes de profissionais foram criadas para conferir maior legitimidade profisso. Usadas nos hospitais e na reabilitao de soldados durante a 1 e 2 guerra mundiais. Enfermeiras com cursos de massagem: enfermeirasmassagistas e fisioterapeutas com licena real. Com o avana da fisioterapia e aparelhos eltricos restringiram o uso da massagem.

Definio de massagem

Atualidades Sculo XXI Considerada como modalidade de cura fsica, mental e espiritual em vrias culturas e reas. Fornece slidos fundamentos para a profisso de massoterapeuta na atualidade. Ganhou destaque nos ltimos 50 anos.

Definies de massagem

Em 1952, Gertrude Beard definiu massagem como sendo

o termo usado para designar certas manipulaes dos


tecidos moles do corpo; estas manipulaes so efetuadas com maior eficincia com as mos e so

administradas com a finalidade de produzir efeitos sobre


os sistemas nervoso, muscular, respiratrio, circulao sangnea e linftica em geral.

De acordo com Guirro (2002), massagem definida como uma compresso metdica e rtmica do corpo, ou parte dele, para que se obtenha efeitos teraputicos.

Origem - Relaxamento
1800 a.C., os hindus usavam a massagem para:

Reduo de peso Induo do sono

Combate fadiga Relaxamento

MASSAGEM Trata-se de uma terapia conhecida onde nenhuma mquina, at os dias de hoje, conseguiu equiparar as habilidades manuais do homem.

Massagem no mundo:
Desde 1970 cresce a popularidade da massagem com o movimento do potencial humano;
Nos anos 80 com seu uso para aumentar o desempenho esportivo; Nos anos 90 cresce como medicina alternativa e complementar, e em ESTTICA.

Massagem no mundo:
Aps surgiu a conscientizao sobre a atuao da massagem em: * boa forma fsica e mental; * controle do estresse e preveno de doenas;

* benefcios psicolgicos do toque e,


* tratamento da dor.

Massagem no mundo:
Os mtodos de massagem utilizados atualmente descendem do sistema sueco: utiliza tcnicas (MANOBRAS) de deslizamento (effleurage), amassamento (petrissagem), vibrao, frico e percusso (tapotagem).
Seus movimentos podem ser lentos e suaves, ou vigorosos e estimulantes, dependendo dos resultados desejados.

Massagem no mundo:
O sistema Japons, chamado shiatsu, um mtodo de presso dos dedos com base no conceito oriental de que o corpo possui um srie de pontos de energia, e quando a presso aplicada nesses pontos a circulao melhora.

O mtodo da reflexologia originou-se na China e baseiase na ideia de que a estimulao de pontos especficos na superfcie do corpo promove um efeito sobre outros rgos ou reas.

Em muitas culturas asiticas antigas, como a China, Japo e ndia, a massagem ainda utilizada como parte dos mtodos "tradicionais" de tratamento.
Hoje em dia, graas ao ressurgimento do interesse na medicina holstica as pessoas ainda depositam grande f na atuao da massagem.

Massagem no Brasil:
Os tipos de massagens mais praticadas no Brasil:
Drenagem linftica; Modeladora; Relaxante;
Sero vistas as massagens da moda - OCIDENTAIS E ORIENTAIS na prxima aula!!!

Shiatsu
Ayurvdica Indiana, com leos quentes para prolongar sade; Pedras quentes; Bambuterapia; Reflexologia nos ps;

Shantala para crianas.

Massagem recreacional:

O uso de diversas tcnicas manuais que objetivam aliviar o estresse e promover o relaxamento e o bemestar geral em uma pessoa que no tem um problema de sade definvel.

Massagem teraputica:

O uso de diversas tcnicas manuais que objetivam promover o alvio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independncia funcional em uma pessoa que tem um problema de sade especfico.

CONCLUSES
A massagem passou no teste do tempo, provando ser uma tcnica vital que acentua a sade, assim como uma disciplina reabilitadora.

Atualmente

MOMENTO DE DEFINIO

Est aumentando em aceitao e rigor cientfico, mas ainda est pagando por graves equvocos cometidos h muito tempo.

CONCLUSES
Tendncias correntes sugerem um aumento da popularidade da massagem e das terapias relacionadas ao corpo; ESTRESSE ESTTICA - DORES MUSCULARES.

You might also like