You are on page 1of 19

Mdulo 6 Marketing Operacional

Quando se classifica a atividade de uma empresa tem-se por base a diferena entre decises no que diz respeito forma como se manifestam na sua atividade. Assim pode referir-se a vertente estratgica e a vertente operacional, sendo a segunda destacada ao longo de todo este trabalho.

Esta vertente do Marketing, corresponde ao conjunto de operaes que necessrio ter em ateno na empresa, de forma a concretizar o mais rapidamente os objetivos definidos pela vertente estratgica da gesto da empresa.

Criar uma boa imagem da sua marca e produto; Criar uma boa distribuio do produto, de forma rpida e eficiente, definido objetivos de vendas; Melhorar sempre a visualizao do produto no local de venda

O marketing operacional uma seco, em quatro principais domnios a que se chama de marketing mix. Os quatro elementos do Marketing-Mix:

O produto
O preo A distribuio Comunicao/Promoo

A poltica de produto nos elementos do marketing-mix, concebe, organiza e renova o que a empresa vende (quer seja um bem ou servio). O produto classificado em 3 categorias: a sua frmula, a sua performance e o seu design. POR A TABELA DO LIVRO

O preo pode ser visto como a soma dos custos, da margem do vendedor e das diversas taxas, assim como o montante que um cliente est disposto a pagar por esse produto. A poltica de preo no marketing-mix tem as seguintes caractersticas:

Tem uma aplicao imediata Pode ser alterado a qualquer momento uma componente abstrata, ou seja, no

precisa de estudos intensos.

responsvel pela diviso dos produtos pelas lojas/empresas destinadas. Sugere quais so os meios em que esta diviso feita, para que os produtos cheguem em bom estado ao cliente. Inclui todos os pontos de vendas, pontos de entrega, horrios e dias de atendimento e diferentes formas de compra.

Este componente do marketing visa promover o consumo de um produto e as vendas do mesmo. Este um trabalho desempenhado por diversas reas:

Publicidade Marketing direto Relaes pblicas Assessoria de Imprensa das empresas Populao (boca-a-boca)

O merchandising e as promoes so instrumentos de apoio venda com grande impacto j que ambos esto ligados ao ato de compra, despertando e aumentando o interesse do cliente na hora da compra.

O merchandising todo o conjunto de tcnicas de marketing aplicadas de forma a aumentar o interesse do cliente e lev-lo ao ato da compra. Consiste na escolha perfeita de exposio do produto, no seu ponto de venda, de forma a que o produto, quase que se venda sozinho. Existem duas vertentes do merchandising:
Seduo; Organizao/Gesto.

Tipos de decises
Implantao dos grandes espaos (exemplo: Seces) Estruturao do linear por categoria/famlia Determinao da dimenso do linear Determinao da gama Determinao do n de facings por produto Ambiente e decorao do espao de venda Escolha do mobilirio/expositores (prateleiras, montras, ) Escolha de material de ponto de venda (bandeirolas, posters, placards,)

Organizao/Gesto
X X X X X

Seduo

X X

As promoes so a associao de um produto a uma vantagem (temporria), de forma a facilitar ou a estimular a compra desse mesmo produto. Se a vantagem direcionada aos consumidores chama-se promooconsumidor; se direcionada aos distribuidores chama-se promoodistribuidor.

Os lineares so uma forma de dividir os produtos numa loja de acordo com o gnero, marca, categoria, ou volume de vendas. Um estabelecimento que tenha uma boa organizao em termos dos seus lineares uma grande ajuda para a satisfao dos clientes e, por conseguinte, para a ao de comprar.

O Marketing Operacional importante para as empresas, no entanto torna-se ainda mais fundamental se co-ligado com o Marketing Estratgico. Existem diversas ferramentas de suporte do Marketing Operacional: o Merchandising, as Promoes e a Organizao dos Lineares so 3 exemplos das suas ferramentas.

http://pt.scribd.com/doc/53941194/Mark eting-Social-e-Marketing-Operacional http://www.enciclopedia.com.pt/articles.p hp?article_id=1519 LINDON, Denis, LENDREVIE, Jacques, LVY, Julien, DIONSIO, RODRIGUES, Joaquim, Pedro, Mercator XXI Teoria e Prtica do Marketing, Dom Quixote, Algragide, 2009.

Formadora: Helena Abreu Formanda: Catarina Belchior 7287 11D

You might also like