You are on page 1of 17

PEDAGOGIA DA LINGUAGEM: ensinar e aprender em psicanlise escolar

PAULO ARTHUR BUCHVITZ Psiclogo pela UMESP Mestre pela PUCSP Doutor pela USP Ps-doutorando pela UERJ Coordenador do Curso de Psicologia ISECENSA

Equilibrao

Modernidade Slida
. Conceito estabelecido por Zygmunt Bauman . Conceitos bem estabelecidos. . Privilegia o universal, o social. . Se volta para a captura do indivduo enquanto espcie. . Privilegia as normas. . Do saber solidificado passamos para o saber lquido, o saber contnuo.

Modernidade Lqida
. Conceitos fludos e mveis. . Privilegia o singular, o sujeito. . O que interessa capturar o singular de cada caso, a diversidade. . Privilegia as relaes. . Hoje o capital viaja leve apenas com a bagagem de mo, que inclui nada mais que pasta e telefone celular.

O Que Aconteceu Com o Professor?


O professor sente que perdeu os seus referenciais. Ele costuma apresentar uma angstia constante. H uma sensao de frustrao. H uma sensao de descompasso entre o que ele faz e o que se espera que ele deveria fazer.

Teoria de Desejo
Na teoria de desejo, a investigao sexual infantil determina formas de pensamento. Trs Destinos diferentes do desejo de saber: recalque, resistncia e sublimao do desejo de saber.

Desejo de Afeto
Os vnculos entre professor e
aluno criam ou no a possibilidade de saber. A Educao visa construir a criao de novos laos sociais.

Teoria de Saber
a palavra so resgatadas, em que o aluno constri um saber mais subjetivado . O professor precisa enfrentar a resistncia do aluno para construir o seu prprio saber. . O professor no mundo atual aquele que necessita ter bastante desenvolvido o seu desejo de saber.
. Na teoria de saber, a linguagem, a fala e

A Ignorncia
. O saber s construdo na medida em que a gente constri tambm a nossa ignorncia. . Que ns identificamos o que ns no queremos saber, o que ns no agentamos identificar. . A questo da ignorncia, um saber e no o seu oposto: A ignorncia, a cabo de dizer, uma paixo, no para mim uma menos valia, tampouco um dficit. outra coisa, a ignorncia est ligada ao saber.

O Gozo do No Saber
O sujeito vive situaes de gozo. Vivemos a era do conhecimento fcil, rpido e pouco estruturado. Do saber que se confunde com a informao. Do saber fragmentrio. Do saber onde a escola deixou de ser slida para se tornar cada vez mais fluda.

Teoria de Linguagem
. Na teoria de linguagem, a palavra precisa ser passada ao aluno para resgatar seu discurso. As normas no do conta de lidar com o real. O furo e o desaparecimento da ordem dos lugares. A Educao no mundo atual se tornou uma ao de linguagem.

Teoria de Significante

Na

teoria

de

significante, do

linguagem e a fala acionam a experincia singular aluno diante do processo ensino-saber.

Cantar de Um Galo
Quando morava na roa, observava que o cantar de um galo despertava outro galo, que despertava com seu cantar outro galo e assim sucessivamente, anunciando o alvorecer. Joo Cabral de Melo Neto no poema Tecendo a manh, usando a metfora dos galos explora significantes que reforam uma educao em que se prope construir o processo do saber.

Poesia I
Tecendo a manh Um galo sozinho no tece uma manh: ele precisar sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh, desde uma teia tnue, se v tecendo, entre todos os galos.

Poesia II
E se encorpando em tela, entre todos, se erguendo tenda, onde entrem todos, se entretendendo para todos, no toldo (a manh) que plana livre de armao. A manh, toldo de um tecido to areo que, tecido, se eleva por si: luz balo.

Liberdade
Luz balo metfora da liberdade, e do livre saber que se espalham como um balo subindo. A luz-balo do saber precisa ser tecida e cruzada pelo sujeito da escurido: o balo do significante. Balo, luz que entra pelo desconhecimento da noite, abre com seus raios iluminados o espao sideral da liberdade onde cada um solta seu balo nos ventos do saber.

Soltar
Semelhantemente manh tecida pelo canto dos galos, podem-se construir saberes inspirados em canes cantadas no despertar das alvoradas, entre aqueles que, desafiados pela noite e pelos ventos, soltam os seus prprios bales.

You might also like