You are on page 1of 29

O Direito no Brasil

Brasil 1500 : populao; chegada dos portugueses; sistema jurdico portugus. Sistema romanista + vcios do sistema jurdico portugus .

- Funo pblica era patrimnio pessoal do seu ocupante. - Poder pblico sem compromisso com a tica e a igualdade.
5/24/12

a) Passado patrimonialista e escravocrata;

Razes da evoluo das instituies jurdicas brasileiras:

b) Dominao social de uma elite agrria; c) Hegemonia ideolgica de um liberalismo conservador; d) Submisso econmica aos Estados mais avanados.
5/24/12

Direito no Brasil
- Modelo de Estado brasileiro ainda hoje > calcado na defesa dos interesses de segmentos sociais donos de propriedade e dos meios de produo. O Brasil Colnia Formao > sociedade agrria, baseada no latifndio, existindo em para editarCoroa. do subttulo mestre Clique funo da o estilo > no havia a vontade de construir um pas livre e soberano. > o interesse era levar para Portugal as riquezas do Brasil.
-

5/24/12

Portugal > demora em aceitar o Renascimento; > presa ao dogma distanciando-se da > vassalo da Coroa

eclesistico modernidade. Britnica.

> no sec. XVIII a Inglaterra d as cartas no Brasil Colnia via Portugal.


5/24/12

Primeiro perodo da Colonizao, at 1549

As Capitanias Hereditrias > regime feudal. A funo de legislar, acusar e julgar ficavam a cargo dos donatrios das capitanias, que permitiam todo tipo de abuso. O sistema jurdico que vigorava no Brasil era o mesmo de Portugal > Ordenaes Reais:
5/24/12

- Ordenaes Afonsinas >1446;

Estrutura das Ordenaes Filipinas

Livro I - Direito Administrativo e Organizao Judiciria; Livro II Direito dos Eclesisticos e dos Estrangeiros; Livro III Processo Civil; Livro IV Direito Civil e Direito Comercial; Livro V Direito Penal e Processo Penal. 5/24/12

A aplicao do direito no Brasil > no fazia parte das preocupaes portuguesas. Portugal queria leis que assegurassem o pagamento de impostos e tributos assim como, um rigoroso ordenamento penal que inibisse tentativas de independncia. A arrecadao de direitos reais os

5/24/12

5/24/12

Primeir a Instnci

Organizao judiciria

Juiz de Vintena > Juiz de paz para os lugares com mais de 20 famlias, decidindo verbalmente pequenas causas cveis, sem direito a apelao ou agravo . Juiz de fora > nomeados pelo rei dentre bacharis letrados, com a finalidade de serem o suporte do rei nas localidades, garantindo a aplicao das ordenaes gerais do 5/24/12

Juzes de rfos com a funo de serem guardies dos rfos e das heranas, solucionando as questes sucessrias a eles ligados. Provedores colocados acima dos juzes de rfos, para o cuidado geral dos rfos, instituies de caridade (hospitais e irmandades) e legitimao de testamentos (feitos, naquela poca, verbalmente, o que 5/24/12

Segunda Instncia > Formada por juzes colegiados que atuavam no Tribunal da Relao (apreciavam recursos e embargos). O Tribunal da Relao foi criado na Bahia, em 1587, s funcionando partir de 1609. Alm de apreciar recursos e embargos,tinha competncia para aes originrias, em certos casos, rea civil, criminal e 5/24/12

Desembargadores > magistrados de 2 instncia, que apreciavam as apelaes e os recursos de suplicao (para obter a clemncia real). Recebiam tal nome porque despachavam ("desembargavam") diretamente com o rei as peties formuladas pelos particulares , preparando e executando as decises rgias.
5/24/12

Tribunal de Justia Superior > Terceira e ltima Instncia > sede em Lisboa. Chamado Casa de Suplicao ( espcie de Tribunal de Apelao). Com a vinda da Famlia Real foi transferido para o Rio de Janeiro.

5/24/12

Magistrados > Pertenciam classe mdia portuguesa e esta era uma forma de ascenso social. Era condio essencial ser formado na Universidade de Coimbra. Limitaes impostas pela atividade judicial:

a) designao apenas por um perodo de tempo em determinado 5/24/12 lugar;

O Direito no Brasil Imprio

Com a independncia foi necessrio dotar o pas com instituies fortes que garantissem a unidade nacional. Havia a necessidade do Brasil ter leis prprias, sem marcas do perodo colonial, sem contudo, romper com o passado histrico do pas. O Imperador Napoleo Bonaparte foi o responsvel pela vinda da Famlia 5/24/12 Real para o Brasil no incio do sculo

O governo ingls ajudou a vinda da Famlia Real para o Brasil em 1808. Abertura dos Portos 1808. D. Joo VI criou o Banco do Brasil em 1810. Elevao do Brasil a Reino Unido Portugal e Algarves 1815.
5/24/12

Os franceses saram de Portugal e em 1820, com a Revoluo do Porto, D. Joo VI voltou para Portugal. Aqui no Brasil permaneceu seu filho D. Pedro I que em 1822 proclama a independncia. O processo de independncia no pas no contou com a adeso dos magistrados, muitos estavam ligados 5/24/12 monarquia lusitana.

No Imprio os magistrados podiam candidatar-se a deputados, assim terminavam tambm, sendo legisladores. Durante todo o Imprio o poder poltico central barganhava com o judicirio remoo, promoo, suspenso e aposentadoria de juzes para administrar seus bens.
5/24/12

A partir de 1827 foram criados cursos jurdicos no Brasil, em So Paulo e Olinda, este logo transferido para Recife. Para ingressar na Faculdade de Direito era requisito que os alunos tivessem ,no mnimo, 15 anos. Eram submetidos a exames de francs, 5/24/12 latim, retrica, filosofia e geometria.

O Imprio e o Direito

Em 1823 o governo imperial promulgou a lei que mantinha em vigor, no territrio nacional, as Ordenaes Filipinas e toda a legislao portuguesa. Em 1824 foi outorgada a 1 Constituio do Brasil, instituindo direitos e liberdades individuais, ao lado do Poder Moderador exercido pelo soberano. 5/24/12

A constituio outorgada aquela criada sem nenhuma participao, mesmo indireta, do povo e imposta nao. O contrrio da Constituio outorgada a promulgada, aquela que feita pelos representantes do povo, e votada.

5/24/12

Tambm o Conselho de Estado estava presente na carta outorgada, provocando a raiva dos liberais, vez que sustentava a funo conservadora do Estado. Poder Moderador > delegava ao Imperador:

. Velar pela independncia, equilbrio e harmonia dos demais 5/24/12 Poderes;

. Dissolver a Cmara dos deputados; . Moderar penas aos acusados etc.

O soberano no se sujeitava a qualquer responsabilidade institucional porque sua pessoa era inviolvel. O Imperador ainda acumulava as funes do Poder Executivo.
5/24/12

Conselho de Estado > instituio caracterstica das monarquias da poca. No Brasil tornou-se um tribunal administrativo encarregado de questes que envolviam funcionrios pblicos. Era ouvido em questes sobre o Poder Moderador e opinava . Os conselheiros eram vitalcios e escolhidos e dispensados pelo Imperador.
5/24/12

Em 1830 foi promulgado o Cdigo Criminal revogando a parte das Ordenaes. Trazia um conceito penal modernizado. Foi o primeiro Cdigo na Amrica Latina. Possua uma grande falha no continha a modalidade de crime culposo.
5/24/12

No era apenado quem agisse com

O crime culposo foi regulamentado por lei em 1871. O Cdigo Criminal j se baseava no princpio basilar de que no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal.

5/24/12

Em 1832 0 pas ganhou o Cdigo de Processo Criminal que fez terminar o sistema inquisitrio prprio das Ordenaes. Tinha por base o sistema francs e ingls ecltico portanto.

5/24/12

Criao do cargo de juiz de paz, juiz municipal e juiz de direito na 1 instncia. A 2 instncia manteve-se com os Tribunais de Relao ,criados anteriormente e com o Supremo Tribunal de Justia criado em 1828.

5/24/12

Em 1850 foi promulgado o Cdigo Comercial, 1 obra do gnero no continente americano,em vigor at hoje no respeitante ao direito martimo. O Cdigo Civil de 2002 derrogou toda a parte de direito comercial terrestre.
5/24/12

You might also like