You are on page 1of 10

Biotcnologia de Alimentos

Alimentos Fermentados
Processo qumicos de transformaes de um substncias em outra, realiza_ da por microorganismos quando cresecem. Foram utilizados em vrios periodos da histria. Constituem a 3 parte da alimentao humana. So considerados alimentos funcionais .

Tipos de fermentao
Fermentao Alcolica Utilizada na fabricao se pes, vinhos e cervejas. As duas molculas de cido pirvico produzidas so convertidas em lcool etlico (tambm chamado de etanol), com a liberao de duas molculas de CO2 e a formao de duas molculas de ATP. Utiliza normalmente leveduras do tipo Saccharomyces cerevisiae Fermentao lctica utilizada na a produo de queijos e iogurtes. realizada por bactrias. Nesta fermentao, o cido pirvico directamente reduzido a cido lctico, sendo este o produto final. Outros tipos de fermentao : Fermentao actica. Fermentao maloltica. .

Segurana Alimentar
1.

Starters (GRAS do ingls, generally recognized as safe) so as nicas permitidas na produo de alimentos. Aspetos a serem considerados Eliminar qualquer gene de resistncia a antibiticos que tivesse sido introduzido como marcador seletivo na transferncia gnica.

2.

O outro diz respeito aos organismos doadores de genes, esboandose diferentes critrios.
Conter exclusivamente DNA da mesma espcie, aceitando-se na construo gnica a presena de pequenos fragmentos sintticos de DNA, sempre que no codifiquem DNA ou RNA. Em outros termos, a tecnologia do DNA-recombinante se aplicaria a microrganismos de diferentes linhagens da mesma espcie. Codex Alimentarius (autoridade internacional sobre os alimentos), uma comisso de FAO/WHO, reconhecida por 169 pases. Que encarrega-se de estabelecer uma metodologia que permite analisar a segurana alimentar em relao aos produtos derivados de microrganismos geneticamente modificados. A aceitao de OGMs nos alimentos depende das regulamentaes de cada pas

3.

Segurana Alimentar
Rtulos No h consenso em relao aos rtulos: vria para cada pis.

No Brasil, o Decreto 4.680 (24/4/2003) determina que, a partir de abril 2004, todos os produtos com mais de 1% de ingredientes transgnicos sejam rotulados, com um smbolo especfico de tamanho maior a 1 cm2, um tringulo com uma letra T inserida dentro.Hoje tambm temos especificaes nos rotulos.

Aditivos

So substncias adicionadas nos alimentos como, por exemplo, conserv-los por mais tempo (antibiticos, cido actico, cido lctico, etanol), complementar seu valor nutritivo (vitaminas, aminocidos) ou mudar a consistncia (gomas e enzimas). Os aditivos tambm so usados para melhorar a cor e o sabor, o aroma e a textura. Apesar da m fama que os acompanha, s uma em 6.000 pessoas apresenta alergia e intolerncia aos aditivos, um nmero baixo, considerando que uma pessoa em 50 alrgica ou intolerante a algum alimento. Os principais aditivos utilizados pela indstria de alimentos so os cidos ctrico e lctico, alguns corantes naturais (b-caroteno, riboflavina), flavorizantes (monoglutamato de sdio, extrato de levedura, aromas), gomas espessantes (xantana, gelana, dextrana), antioxidantes (b-caroteno), vitaminas (B2, B12, Biotina), enzimas e antibiticos. Alguns desses aditivos so obtidos em culturas de clulas vegetais. Outros tm uma origem microbiana, sendo utilizadas linhagens de microrganismos geneticamente modificados para sua produo industrial

Trasngnicos
O que so trangnicos ? So organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgnicos, so aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu cdigo gentico. O processo consiste na transferncia de um ou mais genes responsveis por determinada caracterstica num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta caracterstica.

Contras

Ameaa sade humana


Contaminao gentica

Reaes alrgicas Resistncia antibitica Poluio gentica Superpragas

Ameaa biodiversidade

Dependncia tecnolgica.

intoxicao de espcies animais e vegetais eliminao ou afastamento de polinizadores agrotxico especfico no se reproduzirem monopolizao da agricultura Contaminao do solo.

Prs

Aumentar a produo de alimentos Aroduo mais econmica Organismos mais resistentes e durveis Quantidade de agrodefensivos, gua e mquinas agrcolas Alimentos mais nutritivos Organismos com tolerncia a presses biticas e abiticas Possibilidade de uso de terras improdutivas, como as com alto teor de sal ou com poucos nutrientes. Uma frase da pesquisadora Alda Lerayer: Os transgnicos nada mais so do que a evoluo de tcnicas milenares.

Encontrou-se, em boa poltica, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros. Voltaire

You might also like