You are on page 1of 85

Linguagem Visual

Lxico
Morfolgico Sintaxe Cores Layout de Telas Semntica Signos

Pragmtica Metforas

SEMNTICA VISUAL

Os objetos visuais que se relacionam uns com os outros dentro de um sistema podem ter uma gramtica, regras que podem ser estudadas por analogias.

SEMNTICA VISUAL

Um sistema conhecido como uma linguagem visual que, por ser uma linguagem, tambm possui semntica e sintaxe tal como a linguagem escrita.

SEMNTICA VISUAL

Particularmente, a semntica visual conduz o significado atravs do uso da apresentao da imagem.

SEMNTICA VISUAL

Os signos so os elementos que exprimem idias e provocam na mente daqueles que os percebe uma atitude interpretativa (Joly, 1996)

COMPOSIO VISUAL

Compor o leiaute de uma pgina significa construir e estruturar elementos que iro formar uma mensagem trabalhada conscientemente (Collaro, 1987)

COMPOSIO VISUAL

Composio o resultado visual geral obtido com a disposio de formatos ou formas no interior de uma moldura de referncia com ou sem o uso consciente de estrutura formal, semiformal, ou informal (Wong, 1988)

Chegamos s linguagens visuais

O segredo de um trabalho bem feito est na escolha da linguagem visual adequada

A semiologia concebida por Ferdinand de Saussure pe nfase na funo social do signo, enquanto Peirce, na funo lgica. Como lingista, Saussure considerava a lngua como o mais importante sistema de signos.

Para Saussure, a Semiologia teria por objetivo o estudo de todos os sistemas de signos na vida social. Nessa medida, a Lingstica, ou seja a cincia que tinha por propsito desenvolver, seria uma parte da Semiologia que, por sua vez, seria uma parte da Psicologia Geral (SANTAELLA, 1995 p.79).

A semitica desenvolvida por Charles Sanders Peirce (nascido em Cambridge, Mass., EUA, em 1839 e morto em 1914) coloca-se como uma teoria geral dos signos.

SANTAELLA e WINFRIED (1998, p.59) colocam que, de fato, para a compreenso das diferentes naturezas (palavra-imagem), graus de referencialidade e aptido comunicativa de toda e qualquer espcie de imagem e quase-imagem, preciso empreender um retorno a Peirce.

SEMITICA
O signo (ou representamen) o que representa, de alguma forma, algo ou algum, como, por exemplo, a figura de uma casa ou a foto de uma pessoa.

Quando recebido por um observador, o signo cria, na mente de quem observa, um signo equivalente ou um signo mais desenvolvido de acordo com o repertrio e experincias desse observador. Esse segundo signo que surge na mente do observador chamado de representante, enquanto que a coisa representada chamada de objeto.

Relao Tridica do Signo

Representante (ou referncia)

Signo

Objeto (ou referente)

Interpretante (Pierce) Referncia (Ogden-Richards) Serntido (Frege) Intenso (Carnap) Designatum (Morris, 1938) Significatum (Morris, 1946) Conceito (Saussure) Conotao, connotatum (Stuart Mill) Imagem mental (Saussure, Pierce) Contedo (Hjelmslev) Estado de conscincia (Buyssens) Signo (Peirce) Smbolo (Ogden-Richards) Veculo sgnico (Morris) Expresso (Hjjelmslev) Representmen (Peirce) Serna (Buyssens)

Objeto (Frege-Peirce) Denotatum (Morris) Significado (Frege) Denotao (Russell) Extenso (Carnap)

cone - um signo que tem semelhana com seu objeto, semelhana dada por caracteres individuais ou qualidades especficas existentes no objeto e no cone. ndice- um signo que se refere ao objeto que denota, em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. Smbolo- o sgno que se refere ao objeto denotado por uma conveno, associao de idias. Rederir-se ao signo (simblico) referir-se ao objeto.

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS

Os cones: so representaes de um conceito abstrato ou concreto. O objetivo de um cone transmitir, com eficincia, o significado do conceito que est a ele associado. Eles devem ser facilmente reconhecveis e entendidos pelos usurios do aplicativo.

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS

Os ndices: so signos que indicam algo ou algum processo. Por exemplo, a fumaa um indcio de que h fogo no local. As marcas das pegadas dos ces so um indcio de que eles passaram pelo local.

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS

Os smbolos: so signos que podem ser completamente arbitrrios na aparncia. So geralmente convenes, como por exemplo, as placas de trnsito. Os smbolos implicam num processo de aprendizado por parte do espectador, em fazer a associao entre eles e o seu significado. O espectador levado a acreditar que tal smbolo tem tal significado porque foi convencionado.

SEMIOLOGIA Considerando o acento na funo social, a teoria da semiologia est inserida em processos de comunicao, podendo ser de diversos tipos, como a comunicao animal (zoomitica), a comunicao de mquinas (ciberntica) ou a comunicao de clulas vivas (binica).

Signo possibilita o relacionamento com algo que conhecemos atravs de semelhanas, de analogias, de causa ou contiguidade com o referente (Joly, 1993)

GUIRAUD (1973) aborda a natureza, a forma e a funo dos signos para fundamentar a sua apresentao.

A funo de um signo a de comunicao atravs de mensagens. Para tanto, h a necessidade de uma coisa de que se fala (referente), h a necessidade do prprio signo (cdigo), de um meio de transmisso e um emissor e um receptor. fechado, assim, um esquema clssico de comunicao.

Cdigo Medium Emissor Mensagem Medium Receptor

Referente

Funo conativa ou injuntiva define as relaes entre a mensagem e o receptor. Essa funo est dirigida, tanto inteligncia, quanto afetividade do receptor. No primeiro aspecto (cognitivo-objetivo), esto os cdigos de sinalizao, os programas operacionais cujo fim organizar aes em comum, convencionadas. No segundo aspecto (afetivo-subjetivo), esto os cdigos sociais, onde os signos muitas vezes, superam o contedo referencial da mensagem com objetivo de motivar o receptor.

Compreender e sentir - constitui dois plos da mesma experincia. Esta noo nos remete novamente funo referencial (cognitiva, objetiva) e funo emotiva (subjetiva, expressiva) que caracterizam a dupla funo da linguagem. O compreender est relacionado ao fato de sermos capazes de explicar, enquanto, o sentir, a capacidade de nos emocionarmos sem a compreenso lgica dessas emoes (amor, dor, medo, angstia, etc.).

Oposio dos signos lgicos e expressivos (GUIRAUD (1973, p 19).

Signo Lgico Convencional Arbitrrio Homolgico Objetivo Racional Abstrato Geral Transitivo Seletivo

Signo Expressivo Natural Motivado Analgico Subjetivo Afetivo Concreto Singular Imanente Total

Significante e Significado O significante e o significado so componentes do signo. Segundo BARTHES (1964, p. 43), o significante constitui o plano da expresso e o significado o plano dos contedos. Significado no a coisa, mas uma representao psquica da coisa. O significante um mediador, a matria lhe necessria mas no suficiente pois o significado tambm pode ser construdo por certa matria: a das palavras.

Forma e Substncia do Significado Ex.: palavra gato


FORMA

Sistema conceitual de oposio Gato x Co

Contedo
SUBSTNCIA

A idia abstrata de felinidade

Forma e Substncia do Significante Ex.: palavra gato


FORMA

A palavra escrita Expresso


SUBSTNCIA
SUBSTNCIA DA FORMA (MATERIALIDADE) Som, imagem, objeto.

SUBSTNCIA DO CONTEDO

(IMATERIALIDADE) Significados de gato

Um signo entendido como alguma coisa que est em lugar de outra, ou por outra (Eco, 1990).

Mensagem a combinao de muitos signos.

Linguagem Visual
Lxico

Morfolgico
Sintaxe Cores Layout de Telas Semntica Signos Pragmtica Metforas

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS

Os signos constituem um conjunto de elementos de interao bastante importantes no design de interfaces. Eles geralmente esto associados funes num programa, ou mudana de tela, ou de mdia, num sistema multimdia. Eles podem estar representados simplesmente como figuras ou sobre botes de aparncia tridimensional.

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS

Os signos constituem um tipo de metfora, ao representarem objetos fsicos familiares ao mundo real profissional dos usurios. Entretanto eles podem tambm representar aes ou conceitos abstratos tambm familiares aos usurios.

Questes de ordem lxica: se referem aos elementos visuais com os quais os signos so produzidos. Questes de ordem sinttica: se referem aparncia dos signos e como eles aparecem no espao e no tempo, tais como tamanho, forma, localizao, e cor.

Questes de ordem semntica: se referem ao significado dos signos, que eles se referem, tais como objetos concretos, objetos abstratos e aes.
Questes de ordem pragmtica: se referem s questes sobre como os signos so usados, so questes de ordem prtica.

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS RECOMENDAES

Os nomes das funes associadas aos signos devem ser claros, evitando abreviaes e ser familiar linguagem profissional do usurio; As caractersticas do monitor devem ser consideradas, sobretudo se for do tipo touchscreen, os cones sobre os botes devem ter dimenses compatveis com as dos dedos dos usurios;

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS RECOMENDAES

Propor vrias alternativas e analisar qual delas melhor satisfaz as necessidades do mensageiro, do receptor, da mensagem e do meio (Marcus, 1992); Os cones devem possuir os seguintes atributos: simplicidade, claridade e consistncia (Marcus, 1992);

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS RECOMENDAES

Usar layout grid para a construo dos cones. O layout grid especialmente importante para o estabelecimento de uma padronizao e bastante teis quando eles so produzidos no modo bitmap (Marcus, 1992); Estabelecer e respeitar o mesmo estilo de design para todos os cones (Marcus, 1992);

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS RECOMENDAES


Simplificar a aparncia, os signos devem ser simples e claros para que possam evitar a possibilidade de erros de interpretao (Marcus, 1992); Uso de cores com discrio. Em geral, recomendase usar no mximo, cinco cores diferentes, incluindo preto, branco ou cinza (Marcus, 1992); Realizar testes com usurios tpicos assim que possvel (Marcus, 1992);

LINGUAGEM VISUAL SIGNOS RECOMENDAES


Usar descrio textual ou rtulo associado ao cone sempre que necessrio (Dillon (1992) apud Righi, 1993); Para usurios inexperientes, usar apresentao alternativa ou complementar ao cone, pois o uso de cones parece ser mais eficaz para usurios experientes (Dillon (1992) apud Righi (1993);

Evitar a possibilidade de ocorrerem ambigidades na leitura do cone (Easterby (1970) apud Righi (1993);

Para ilustrar essa histria de Pragmtica, vamos s metforas

Linguagem Visual
Lxico

Morfolgico
Sintaxe Cores Layout de Telas Semntica Signos Pragmtica Metforas

O design de metforas de um modelo de interface est para a programao assim como a forma est para a funo.

LINGUAGEM VISUAL

METFORAS

O pensamento de Luis Sullivan, arquiteto que viveu em Chicago no sculo passado, era de que: A funcionalidade vinha antes da forma. Foi a demonstrao do auge da doutrina funcionalista.

No entanto, a citao de Sullivan foi alterada e devidamente corrigida pelo seu sucessor Frank Lloyd: A forma e a funcionalidade so uma coisa s.

H dois tipos de classificao de metforas de interface nas literaturas pesquisadas: segundo Preece (1994), elas so classificadas em metforas verbais e metforas de interface virtual. Heckel (1991) as classificou em metforas de transporte e metforas de familiarizao.

METFORAS DE FAMILIARIZAO
So aqueles objetos grficos que facilitam o aprendizado de um programa por usurios novatos (Heckel, 1991). Ex: a metfora de desktop popularizada pela Macintosh e o sistema de cones da interface do Windows baseado na metfora de desktop do Macintosh.

LINGUAGEM VISUAL - METFORAS


rea de aplicao Ambiente Operacional Ambiente de Hipertexto Metfora Conhecimento familiar Tarefas de escritrio, gerenciamento de arquivos. Organizao flexvel de textos estruturados.

Desktop

Fichas, cartes, livros, revistas.

Ambiente Multimdia

Aposentos associados s tarefas, Ambientes virtuais.

Estrutura espacial de construes, posto de trabalho.

METFORAS DE TRANSPORTE
So aquelas que fornecem uma estrutura para a qual o usurio pode transportar diferentes tipos de problemas para o seu campo de ao (Heckel, 1991). Ex: as planilhas eletrnicas, o Page Maker (editor de textos).

METFORAS VERBAIS

Um exemplo clssico de pessoas que usam o processador de textos Word, cuja interface baseada numa mquina de datilografar.

Os usurios so automaticamente levados a ativarem o esquema mquina de datilografar que permitem entender e interpretar os comandos e funes do processador Word pelo estabelecimento dessa analogia ao uso de uma mquina de datilografar convencional.

METFORAS DE INTERFACE VIRTUAL

Este tipo de metfora descrita por Preece (1994) , diferente de utilizar a metfora verbal para representar ou de se transportar o uso anlogo de uma ferramenta para a realizao da tarefa, ou resoluo de um problema pelos modos convencionais para um sistema computacional.

As metforas de interface virtual representam os objetos fsicos de um escritrio atravs de cones. Assim, os objetos eram facilmente reconhecidos pelos usurios. Um exemplo clssico desse tipo de metfora a de desktop, j mencionada anteriormente.

Agora, vamos falar da Comunicao Visual

Falamos da Linguagem Visual

O uso de uma linguagem no garante a comunicao

Como nos comunicar a questo fundamental que deve orientar o trabalho do designer.

COMUNICAO VISUAL

Comunicao Visual a transmisso da mensagem entre uma fonte e um destinatrio, ambos, distintos no tempo e no espao, utilizando cdigo ou signos visuais comuns (Ferreira, 1994)

FONTE notcia

EMISSOR Projetistas de site

MENSAGEM Signos

CANAL Internet

DESTINATRIO Receptor

Comunicao escrita a que vem atravs de um documento escrito, em papel ou numa tela. O ndice de eficincia maior em papel do que em tela

Comunicao grfica a que vem atravs de smbolos, desenhos, plantas, diagramas, cones, fotos ou outros recursos grficos.

Comunicao visual a que vem da juno da comunicao grfica com a escrita (Borges, 2001).

Comunicao udio visual a que junta comunicao Visual com a auditiva. Viso e audio atinge 84% de eficincia.

PARA QUE HAJA UMA BOA COMUNICAO O DESIGNER DEVE BUSCAR HARMONIA E EQUILBRIO NAS SUAS COMPOSIES

HARMONIA E EQUILBRIO

O equilbrio a referncia mais forte e firme do homem ... Todas as formas possuem um centro de gravidade ... Por isso as relaes bsicas do homem se resumem horizontal-vertical (Donis, 2000)

A composio equilibrada pode ser simtrica ou assimtrica. Na simtrica um eixo invisvel divide a composio ... A composio assimtrica apresentase mais livre e informal (Collaro, 2000)

Duas propriedades dos objetos visuais que exercem influncia particular no equilbrio so: Peso e Direo (Arnheim, 1986)

HARMONIA E EQUILBRIO PESO

O peso depende da localizao. Quanto mais perto do centro ... mais pesado (Arnheim, 1986)

HARMONIA E EQUILBRIO PESO

HARMONIA E EQUILBRIO DIREO

Direo o sentido da trajetria das foras visuais

P1 a P4 definem a rea nobre ... As linhas de fora.

AMOR quando a paixo no tem outro compromisso marcado.

No... Amor um exagero... tambm no. Um dilvio, um mundaru, uma insanidade, um destempero, um despropsito, um descontrole, uma necessidade, um desapego? Talvez porque no tenha sentido, talvez porque no tem explicao, esse negcio de Amor, no sei explicar.

Eu creio na vida mansa!!

You might also like