You are on page 1of 13

TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

Conceito: apresentao de idias com anlise e estabelecimento

de um ponto de vista baseado em argumentos lgicos, criando relaes de causa e efeito. O raciocnio deve imperar e quanto maior a fundamentao argumentativa, mais consistente ser o desempenho do emissor. Disciplina do pensamento: 1. Opinies no so desejveis, principalmente quando revestidas de carter moral: bom, ruim, mau. 2. Declaraes, para ter validade, necessitam de aprovao, com apresentao de fatos. 3. Necessidade de reunir o maior nmero possvel de fatos (comprovaes). 4. Observao dos fatos meticulosa: fatos adequados, relevantes, caractersticos, suficientes, fidedignos

EXEMPLO
Apesar das dificuldades em equacionar os dois objetivos principais, a estabilizao econmica e a retomada do crescimento econmico, o governo conseguiu transmitir certa confiana ao anunciar o Programa de Ao Imediata. Esse Plano, centrado em medidas exclusivamente fiscais, partiu de um diagnstico correto sobre as causas primrias da inflao brasileira, mas requer tempo e persistncia para se concretizar. Durante o semestre, verificou-se a continuidade do processo de recuperao da atividade industrial, embora em nveis suficientes para indicar reverso significativa do quadro recessivo que tem caracterizado a economia brasileira nos ltimos anos. A melhor performance foi apresentada pelo setor de bens durveis, com destaque para as reas voltadas para as indstrias automobilstica e eletrnica. Um dos fatores que contriburam para esse desempenho foi o crescimento real verificado na massa salarial, que pode ser detectado pelo comportamento favorvel de emprego e dos reajustes salariais. No setor financeiro, verificou-se certa estabilidade das regras, e os negcios se desenrolaram normalmente, sem mudanas bruscas. O governo manteve a poltica de juros reais elevados, mas em nveis um pouco inferiores aos praticados anteriormente.

ANLISE DO TEXTO

Constituio do texto: anlise e interpretao de dados concretos, mediante conceitos abstratos. Dados concretos: servem como recursos de confirmao dos argumentos apresentados. A ordem do texto no pode ser alterada vontade, uma vez que os termos guardam relaes lgicas na frase.

OPERAES MENTAIS
Tipos de operaes mentais em busca da verdade: 1. Induo: raciocnio que caminha do registro de fatos particulares para chegar concluso ampliada, que estabelece uma proposio geral. Ex.: Cobre conduz energia. Ouro conduz energia. Ferro conduz energia. Concluso: Todo metal conduz energia.

Obs.: argumento indutivo conduz a concluses provveis, portanto, preciso cuidado para no se cair em sofisma. Ex. de sofisma: Gato tem duas slabas. Gato mia. Logo, duas slabas miam. Se as premissas so verdadeiras, a concluso provavelmente ser verdadeira, mas no necessariamente. A concluso encerra informao que no constava das premissas.

OPERAES MENTAIS
2. Deduo: parte-se de uma verdade estabelecida (geral) para provar a validade de um fato particular. Caminha-se da causa para o efeito. Se as premissas so verdadeiras, a concluso s pode ser verdadeira. As informaes contidas na concluso j estavam implcitas nas premissas. Ex.: Todo homem mortal. (1 premissa) Jos homem. (2 premissa) Logo, Jos mortal. (Concluso)

CRITRIOS QUE LEVAM A ACEITAR PREMISSAS COMO VERDADEIRAS


Declaraes em bate-papo com amigos geralmente so opinies pessoais. S haver ponto de vista se os pronunciamentos forem provados com fatos.

Como saber se uma premissa verdadeira ou no? Ela tem consistncia lgica? Pode ser submetida verificao? Ela contradiz alguma verdade j aceita? Est apoiada em algum testemunho autorizado? Ex.: Aristteles disse...; Toms de Aquino afirmou... Se a premissa expressa uma verdade universalmente aceita, dispensa-se qualquer prova.

ELEMENTOS PARA UMA DISSERTAO


Fato: acontecimento, ato verdadeiro, uma realidade inquestionvel. No se devem confundir fatos com indcios. Os indcios permitem apenas inferir uma certeza relativa. Eles expressam possibilidade, probabilidade. Ex. de frase argumentativa baseada em fatos: Nossos produtos tm as seguintes caractersticas: formato-padro, de acordo com normas tcnicas, de 20 x 30 cm; so avolumados em caixas de papelo; tm data de validade vista do consumidor; so submetidos a controle de qualidade rigoroso; so distribudos nas seguintes praas (...), onde tm granjeado a preferncia de 70% dos consumidores.

Neste exemplo, o que fato e o que argumentao?

ELEMENTOS PARA UMA DISSERTAO

Opinio: subjetiva e apoiada em razes pessoais. Nem sempre merecedora de crdito. Caracteriza-se por uma convico provisria, sujeita a erro. Toda vez que se percebe que as afirmaes so meras opinies, deve-se procurar juntar a elas fatos que as transformem em argumentos consistentes. Ex. de frase opinativa: Nossos produtos so os melhores do mercado. E tm recebido eloqentes elogios da elite consumidora.

ELEMENTOS PARA UMA DISSERTAO

Hiptese: enunciado da soluo estabelecida provisoriamente; o exame inicial de um problema. Ex.: Uma criana que privada de carinho e alimento pode conhecer o fracasso escolar em grau mais elevado que outra que recebe carinho e alimentao adequada.

Obs.: Toda hiptese deve ser razovel e verificvel. A hiptese importante porque demonstra a meta que se quer atingir. Quem no estabelece metas no chega a lugar nenhum.

AFIRMAO, DVIDA, CERTEZA, CONHECIMENTO, EVIDNCIA


Afirmar: declarar com firmeza, com convico. Dvida: estado que se caracteriza pela indeciso. Certeza: apoiado em um fato, conhecimento exato. Conhecimento: ato que exige minucioso exame, estudo aprofundado, observao criteriosa. o indivduo que o procura, portanto, s o adquire com esforo pessoal. Evidncia: critrio supremo da verdade. Ela no fruto do esforo mental, mas do exame dos fatos.

EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO


Querer argumentar com Deus e convenc-lo com razes, no s dificultoso assunto parece, mas empresa declaradamente impossvel, sobre arrojada temeridade. (...) `Homem atrevido diz S. Paulo homem temerrio, quem s tu, para que te ponhas a altercar com Deus? Porventura o barro que est na roda e entre as mos do oficial, pe-se s razes com ele e diz-lhe: por que me fazes assim?` Pois se tu s barro, homem mortal, se te formaram as mos de Deus da matria vil da terra, como dizes ao mesmo Deus: - Quare? Quare? Como te atreves a argumentar com a sabedoria divina, como pedes razo sua Providncia do que te faz ou deixa de fazer? (...) Venera suas permisses, reverencia e adora seus ocultos juzos, encolhe os ombros com humildade a seus decretos soberanos, e fars o que te ensina a F e o que deves criatura. Assim o fazemos, assim o confessamos e assim o protestamos diante de Vossa Majestade infinita, imenso Deus, incompreensvel bondade. (VIEIRA, 1960, p. 21 22)

ANLISE DO TRECHO

Argumento: a criatura no deve argumentar contra seu criador. Argumento de autoridade: a fala de So Paulo Ilustrao: o oficial que modela o barro Pensamento lgico (concluso): Ora, se o barro no alterca com o oficial, o homem, que tambm barro, no deve tentar argumentar com Deus.

OBSERVAO FINAL

Compreender como funciona a linguagem

mais que um dever do universitrio, necessidade do cidado, para conhecer seus direitos e deveres.

You might also like