You are on page 1of 15

Positivismo

O positivismo uma linha terica da sociologia, criada pelo francs Augusto Comte (1798-1857), baseado a partir dos dados concretos a verdadeira cincia, sem qualquer atributo teolgico ou metafsico, tomando como base apenas o mundo fsico ou material. Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/6/12

Preocupaes fundamentais:

1. Uma filosofia da Histria :

Onde est a lei dos trs estados, que marcariam as fases da evoluo do pensar humano: teolgico, metafsico e positivo.

2. Uma fundamentao e classificao das cincias: Matemtica, Astronomia, Fsica, Qumica, Fisiologia. 3. A elaborao de uma disciplina para estudar os fatos sociais: a sociologia

que num primeiro momento, ele denominou fsica 6/6/12 social.

conhecimentos ligados as crenas, superstio ou qualquer outro que no possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanos cientficos. A idia-chave do positivismo Comteano a Lei dos Trs Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por trs estgios em suas concepes, isto , na forma de conceber as suas 6/6/12 idias e realidade.
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

1.

em que se explicam os diversos fenmenos atravs de causas primeiras, em geral personificas nos deuses. O estado teolgico subdivide-se em trs partes:

Estado teolgico,

.: Chove porque os deuses assim desejaram

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/6/12

2.

Transio entre o primeiro e o terceiro estgio. As explicaes conferidas pela religio so substitudas pelas idias com explicaes sobre a natureza das coisas e da causa dos acontecimentos.

Estado metafsico:

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/6/12

3.

Estado positivo ou cientfico: O homem tenta

compreender as relaes entre as coisas e os acontecimentos atravs da observao cientfica e do raciocnio, formulando leis. Portanto no mais procura conhecer a natureza ntima das coisas atravs de explicaes ligadas ao transcendente (religio).
Clique para editar o estilo do subttulo mestre

6/6/12

Os trs momentos na evoluo no positivismo Positivismo Clssico Empriocriticismo Neopositivismo (Positivismo lgico e o empirismo lgico)

1. 2. 3.

6/6/12

Uma das caractersticas que mais tem pesado sobre a prtica da pesquisa na educao ainda que ela no seja a mais importante do positivismo, a de considerar a realidade como formada por partes isoladas, de fatos atmicos.

O positivismo no aceita outra realidade que no sejam os fatos, fatos que possam ser observados Para que determinados estudos sejam considerados cincia eles devem recair sobre os fatos que conhecemos, que se realizem e sejam passveis de observao.
6/6/12

Atitude positivista consistia em descobrir as relaes entre as coisas A cincia estuda os fatos para conhec-las, ento somente para conhec-los, de modo absolutamente desinteressado. No se preocupa em saber se as verdades que descobre so agradveis ou desconsertantes Conhecimento cientfico neutro

6/6/12

Conhecimento Metafsico

Um trao do positivismo esta representado por sua rejeio ao conhecimento metafsico. Conte rejeita da metafsica a
6/6/12

A idia de unidade metodolgica no positivismo um conceito para investigao dos dados naturais. Partia da idia que fenmenos da natureza, socieda de eram regidos por leis invariveis. O termo varivel parmitiu medir as relaes entre os fenmenos e testar hipteses e estabelecer generalizaes. A varivel eficaz, devia ser operacionalizada, com um significado especfico, varivel. Os positivistas baseavam alcanar resultados na pesquisa social que pudessem generalizar-se. Amostras, tratamento estatstico e estudos estatsticos eram usados sem esses objetivos. Princpio positivista -> unidade metodolgica -> cincia natural e cincia social.
6/6/12

POSITIVISMO
Valor: Expresses culturais Distino: Fato: Objetos da cincia

6/6/12

O positivista reconhecia dois tipos de conhecimentos autnticos, verdadeiros e especficos: Emprico


Achados das cincias naturais, o importante de ambos.

mais

Lgico

Lgica e matemtica.

6/6/12

Os ataques contra o positivismo dirigiam-se aos positivistas lgicos, aos integrantes do crculo de Viena. Karl Popper Racionalismo crtico ou (empirismo crticismo falsificacionismo). Popper rejeitou nas cincias empricas o mtodo indutivo e props como mtodo da cincia o mtodo hipottico-dedutivo. Para os positivistas cientfico o que deriva da experincia. Para Popper necessrio que se torne como critrio de demarcao no a verificabilidade e sim a falseabilidade. O positivismo lgico e a filosofia analtica alcanaram na lgica formal e na metodologia 6/6/12

CURIOSIDADE:
O lema Ordem e Progresso na bandeira do Brasil inspirado pelo lema de Auguste Comte do positivismo: Lamour pour principe et lordre pour base; le pogrs pour but que Clique para editar o estilo do subttulo mestre significa em portugus Amor como princpio e ordem como base; o progresso como meta. Foi colocado, pois vrias das pessoas envolvidas no movimento que deps a monarquia e proclamaram o Brasil Repblica eram 6/6/12 seguidores das idias positivistas de

You might also like