You are on page 1of 30

Igreja da Sagrada Famlia

UFF - Universidade Federal Fluminense Disciplina: Princpios Gerais da Conservao dos Bens Culturais 2/2011 Professora: Andrea Sampaio Alunos: Nathlia Galeno, Aline Naue, Csar Ujihara, Gustavo Pereira

Agradecimentos:
Por terem colaborado com nosso trabalho, gostaramos de agradecer primeiramente aos nossos parentes, em especial Alzira Pires, Jos Olimpio e Thiago Gouvea. alguns funcionrios da Igreja que, solcitos, forneceram as poucas informaes que tinham disponveis, s orientaes de funcionrios pblicos do setor de Restaurao de Bens Culturais de Niteri, DEPAC (Departamento de Preservao do Patrimnio Cultural) como a diretora de projetos de restauro, Fernanda Couto Teixeira e o funcionrio do Centro de Referncia Histrica da Ilha do Governador, o senhor ureo Ramos. Aos internautas moradores e pesquisadores da Ilha do Governador: Jaime Moraes, lvaro Botelho e Izidoro (do site Ilhados) que atravs de seus sites responderam s nossas solicitaes muito prontamente.

Sumrio
1- Inventrio de bens imveis - Ficha sumria 2- Apresentao e justificativa 3- Metodologia de trabalho 4- Situao e Ambincia 5- Histrico 6- Descrio arquitetnica do bem 7- Registro fotogrfico 8- Estado de conservao 9- Proposta 10 - Grupo 11- Referncias
Fotos: Nathlia Galeno

1 - Ficha Sumria
1.1- Municpio: Rio de Janeiro 1.2- N de Ordem: 1.3- Denominao e Localizao: Igreja Sagrada Famlia, no Bairro Ribeira, Rua Morro do Ouro, N 231, Ilha do Governador. 1.4- Perodo: 7 de setembro de 1913 at os dias atuais. 1.5- Mapa:

http://maps.google.com.br/

1 - Ficha Sumria
1.6- Estado de Conservao: Bem conservada, porm, descaracterizada, com algumas poucas intervenes internas provavelmente. 1.7- Uso Atual: Missas e atividades culturais comunitrias. 1.8- Uso Original: Missas. 1.9- Proteo Existente: No h nenhuma nem ao imvel, nem ao seu entorno. H somente, no muito prximo rua da Igreja, a Proteo Ambiental da APARU, na praia do Jequi. 1.10- Proprietrio: O terreno at 1910, pertencia s fazendas de um negociante portugus chamado Fernandes da Fonseca, quem o doou. Aps isso, o local tornou-se de propriedade da comunidade local, sendo construda uma igreja, inaugurada em 1913. 1.11- Proteo Proposta: Tombamento municipal com rea de entorno protegida. 1.12- Cadastro Imobilirio: 1.13- Levantado por: Nathlia Galeno, Aline Naue, Csar Ujihara, Gustavo Pereira. 1.14- Data: 29/11/2011

1.15- Identificao:

Localizao no Morro do Ouro


http://ilhaviva10.blogspot.com/2008/10/o-bairroda-ribeira-mapas.html

1 - Ficha Sumria

Frente da Igreja e antiga escadaria de acesso


http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1866

2 Apresentao e Justificativa
2.1- Introduo: Esse local escolhido foi de relevncia para todos os integrantes do grupo, em especial Aline Naue e Nathlia Galeno, moradoras da Ilha do Governador e que admiram a Igreja, por possuir histria, vistas e caractersticas arquitetnicas muito interessantes. Alm disso, a Igreja atua como um marco paisagstico e referncia aos moradores desde sua construo. 2.2- Justificativa A escolha deveu-se importncia histrica para a Ilha do Governador, assim como, s caractersticas que a distinguem das construes do entorno, valorizando-a arquitetonicamente, alm de vistas para a Baa da Guanabara, Serra atravs do mar e ao Dedo de Deus. Outras Igrejas mais antigas e histricas na Ilha do Governador, como a N.S. da Conceio, e a Matriz de N.S. da Ajuda so tombadas, mas a igreja dessa pesquisa no possui nenhum tipo de proteo, estando sujeita a sofrer quaisquer descaracterizaes, alm das que j lhe ocorreram. Seu entorno est bastante ameaado, onde algumas construes j interferem em sua visibilidade. Logo, se no houver nenhum tipo de proteo, poder ser destruda a tipologia arquitetnica de quase um sculo de existncia e serem bloqueadas suas vistas.

2 Apresentao e Justificativa
Pela pesquisa, verificou-se que a Igreja poderia cumprir com um papel de marco cultural, paisagstico, bem como, referncia geogrfica e histrica local. Isso justificaria o fato de ser protegida, sendo conservada para memria do bairro Ribeira, onde j funcionou um dos principais setores de comrcio e administrao do Rio de Janeiro. Abaixo, depoimentos de moradores antigos e atuais, falando sobre suas vivncias na Igreja e o que ela representa para eles, a beleza de suas vistas:
* Em 30/08/2010, s 19:41:39, Rubens Bensabat disse: A linda igreja da Sagrada Famlia.A vista deste local simplesmente espetacular: toda a orla sul da Ilha do Governador e as ilhotas das proximidades...fantstico!
* Em 11/01/2009, s 17:03:22, NUNO MIGUEL disse: BOA TARDE SR.ALVERO.ESSA FOTO DEVERIA SER RECEITADA PARA PESSOAS C/ IRRITACAO NOS OLHOS ISSO E UM COLIRIO.PARABENS * Em 29/03/2009, s 19:43:46, Wania sendim disse: I todos os domingos missa e subia o morro a p mas adorava. O caminho era muito bonito e na missa encontrava o meu namorado! Bons tempos...

Fotolog.terra.com.br/ilhahoje:36

2 Apresentao e Justificativa
* Em 30/08/2010, s 12:17:57, Wilson paula filho disse: Prezado amigo Alvinho, Belo passeio pela Ribeira !Conheo esse local muito bem. Nessa rua de acesso igrejinha do Morro do Ouro, em sua parte final, no havia praticamente nenhuma casa, a no ser no incio da subida da Dr.Guapiassu. Hoje est repleta de casas. No lado esquerdo da rua havia uma chcara abandonada que ficava nos fundos de minha casa pode-se ver no mapa. Ia todos os dias nesse local para colher caju, manga, jaca. Esse belo local parte viva de minha memria. * Em 4/03/2010, s 12:11:26, ju_bsj@hotmail.com Juliana | e-mail disse: Difcil encontrar mais informaes na internet sobre esta igreja, no consigo achar nada, sobre a poca em que foi construda, sobre os materiais utilizados e tcnicas construtivas.Por que to dificil assim, ser que eu sou a nica interessada em saber mais sobre a histria do lugar onde moro? * Em 10/09/2010, s 12:50:34, NEWTON DO N. VIDAL disse: Atrs desta igreja (Sagrada famlia), Fotolog.terra.com.br/ilhahoje:36 localizada no morro do ouro no bairro Ribeira. Existiu um canavial, onde a garotada da poca (idos dos anos 50) pegava canas, sem a devida autorizao dos donos, apesar deles saberem e no se importar com aquilo. Alis, este morro do ouro, era uma chcara com muitas frutas. E claro que a garotada fazia aquela farra. Tinha muita manga, jacas, cajus e etc. Pertencia a famlia da D. Climria. Hoje, parte pertence a ACM (Associao Crist de Moos), e outras loteadas e adquiridas por diversos proprietrios, onde ergueram suas casas e prdios, modificando assim o local em nome do progresso.

3 Metodologia de trabalho
O trabalho pde ser dividido em 3 etapas:
1 - Pesquisa inicial, atravs de sites e visita local em Setembro, para levantamentos concernentes situao da Igreja e seu entorno, em relao proteo legal. Consultas a diversas instituies, como a prefeitura do Rio de Janeiro e a Sub-prefeitura da Ilha do Governador, as quais poderiam conter informaes ao trabalho. 2 - Aprofundamento de levantamentos da Igreja, em relao sua situao atual e seu estado de conservao. Tal etapa foi realizada com auxlio de sites, fruns da internet, entrevistas a moradores vizinhos Igreja e freqentadores em geral.

3 - Pesquisa de histricos do local, por meio de fotos antigas na internet, fotos e dados cartogrficos em acervos de bibliotecas como a Fundao Biblioteca Nacional, a da Arquidiocese de So Sebastio do Rio de Janeiro e ao Centro de Referncia Histrica da Ilha do Governador. No se conseguiu qualquer informao atravs do Padre ou do Presidente da Igreja. Mas foram conseguidos poucos dados por parte de funcionrios e de moradores do entorno.

4 Situao e Ambincia
A Igreja da Sagrada Famlia, situada no Morro do Ouro, fica em uma altitude entre 25 e 30 metros do nvel do mar, entre praias do Jequi e da Engenhoca. A edificao pertence ao bairro Ribeira, que compreende a rea entre a Estrada Rio Jequi, a Rua Pojuca, a Praia do Zumbi e a Rua Paramopama, incluindo as praias da Engenhoca, Intendente Bittencourt e do Jequi, at a Rua Ipiru.
Foto: Nathlia Galeno

Na foto acima,a Igreja no centro, direita, parte da Praia do Zumbi e o Jequi Esporte Clube. esquerda, parte da Praia da Engenhoca.

4 Situao e Ambincia
Fotos da rua Morro do Ouro, caminho da Igreja.
http://maps.google.com.br/

3
As imagens mostram em sequncia o caminho em direo igreja pela Rua do Ouro.
O Bairro um local de muitas residncias, poucos apartamentos (com trs pavimentos no mximo) tipicamente modernos, mas tambm casas centenrias e comrcios que trazem movimento s noites do bairro.

4 Situao e Ambincia
Pelo ptio da Igreja podem ser vistos no entorno a Baa de Guanabara, a Serra atravs do mar e o Dedo de Deus. Abaixo, algumas demonstraes.
Foto: Nathlia Galeno

No local, pde-se perceber um silncio e uma sensao de tranqilidade, que so caractersticas marcantes da regio como um todo durante o dia. Durante as visita, por exemplo, no tinha quase ningum na igreja alm do grupo e um ou dois funcionrios dentro de uma sala, longe do templo e do ptio. Porm em horrios de missa, aos domingos a igreja consegue reunir cerca de 500 pessoas.
http://www.ilhados.com/2008/ 01/parquia-sagrada-famlia.html Foto: Nathlia Galeno

Foto: Nathlia Galeno

Na primeira dcada sculo XX a regio da Ribeira e do Zumbi era uma das mais importantes da Ilha do Governador, pois era onde se localizavam as reparties pblicas, incluindo a garagem da Prefeitura. Era l que antigamente as barcas partiam rumo Praa XV. (Hoje em dia a estao se situa no Cocot). O caminho para a Ribeira era feito atravs de um corte na pedreira (1 Foto) o que mais tarde se tornou a Rua Paramopama (rua vizinha a do Morro do Ouro, rua da Igreja). A Igreja da Sagrada Famlia, foi construda por iniciativa de moradores da Ribeira e Zumbi, uma vez que estavam longe da Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, na Freguesia. Comunidade essa formada por pescadores e imigrantes portugueses. Parte das terras de Fernandes da Fonseca, inclusive o terreno no qual se situa a igreja, foi doado em 1910 e em agosto de 1913 ela era inaugurada.

Morro do Ouro ainda sem a Igreja construda

Foto onde possvel ver o Morro do Ouro com a edificao

http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador%3a138

http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador%3a1100

5 Histrico

Rua Morro do Ouro e Rua Paramopama Embora houvesse uma ladeira bastante ngreme ao lado da atual Escola Cuba, em 1929 foi construda uma escadaria para que os fieis tivessem um melhor acesso. Parte desta escadaria no existe mais, sendo o acesso feito atualmente pela rua Morro do Ouro, paralela Rua Paramopama.
Escadaria de acesso em 1929 http://maps.google.com.br/maps?hl=ptBR&tab=wl

Em vermelho a escadaria de acesso em 2011 Vista do seu entorno.

Escadaria de acesso em 2011

Foto: Nathlia Galeno

http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:226

5 Histrico

Calamento da via pblica dcada de 30


A foto, feita em frente uma Rua de nome Peixoto de Carvalho, na dcada de 30, mostra, alm das obras de calamento da via principal, uma vista da Igreja da Sagrada Famlia, no Morro do Ouro e parte do Jequi Esporte Clube, com a sua varanda caracterstica. Em seguida, abaixo, uma foto de 1953, na qual aparece a Igreja sobre o morro e o Jequi.

Dcada de 30

Com o tempo, notou-se que as vias e casas do entorno se modernizaram. No se conseguiu saber muito a respeito de transformaes pelas quais a Igreja passou, mas atravs de pesquisas, percebemos que foram basicamente paginamento de piso, pinturas, mudana na escadaria e no guarda-corpos que era de ferro e passou a ser de concreto.

1953

2011

Foto: Nathlia Galeno

http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador%3a178 http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador%3a60

5 Histrico

6 Descrio Arquitetnica do Bem


Igreja Sagrada Famlia
Tipologia: Arquitetura Religiosa Ecltica, com elementos que puderam ser considerados de influncia Gtica, alguns de Art Nouveau, outros de Neo colonial. direita, h uma vista da continuao da entrada na Igreja e, direita um detalhe do seu campanrio (torre sineira), sendo culminado por pirmide de alvenaria entre pinculos tetradrica (Detalhes nas imagens abaixo esquerda). A torre provavelmente demonstra traos do estilo Neo gtico. Logo abaixo direita, a foto mostra uma parte que compe a parquia e que se situa logo na entrada.

6 Descrio Arquitetnica do Bem


Outro fator de destaque a influncia Neo-renascentista no que diz respeito forma quadrada do partido. Quanto aos elementos que compem a fachada, destacam-se a portada 1) e dois culos 2) Logo abaixo do frontispcio 3) que subdividido em cimalha e pilastras, e tambm se compe de um par de nichos e uma cruz de cristo.

Percebeu-se alguma influncia Neo-colonial no telhado dos fundos.

2
1

6 Descrio Arquitetnica do Bem


O interior em nave nica, de grande sobriedade, pois, no h muito requinte quanto aos ornamentos, sendo os altares da capela-mor cobertos por uma abboda piramidal (1) , Percebemos ausncia de transcepto e cpula e, ao longo da nave, notaram-se nichos rasos (2), ou seja reentrncias pequena em paredes, etc. 2

7 Registro Fotogrfico
Foto: Gustavo Pereira

Vista da rea externa da igreja

Vista da Igreja a partir do incio da Praia da Engenhoca

Foto: Nathlia Galeno

7 Registro Fotogrfico

Gruta

Entrada Principal da Igreja

Cruzeiro

Interior Vista para o altar

Fotos: Nathlia Galeno

8 Estado de Conservao
Nave Principal e Altar: Avaliou-se o interior da Igreja em geral, considerando-o em bom estado, com pinturas de paredes e forros em boas condies. Pelo que se pesquisou e se notou, o interior foi descaracterizado, sendo-lhe acrescido um novo forro de madeira, por exemplo. Mas a estrutura em geral e a abboda permaneceram as mesmas. No se conseguiu muitos dados concernentes forma e aspecto interior de antigamente, que possivelmente foram alterados . Porm, foram encontradas algumas alteraes na fachada e soube-se de reformas grandes, as quais podem ter alterado a identidade original.

Fotos: Aline Naue

8 Estado de Conservao
Janelas no interior da Igreja: Consideradas em bom estado.
Fotos: Aline Naue

Segundo citado pelo Vereador Jos Everaldo, no decreto N 165/2010 , a Igreja ganhou uma grande reforma em 1997: A Igreja Matriz foi totalmente renovada entre julho e agosto de 1997. Tambm a praa externa foi remodelada em 2003, ficando um lugar agradvel de se estar e desfrutar da vista do mar, embaixo, ou das montanhas (o Dedo de Deus, entre outros pontos). Outras reformas menores receberam as outras 3 Capelas que compem a Parquia Sagrada Famlia.

8 Estado de Conservao
Azulejos e pinturas no exterior da Igreja, no ptio:
Como ilustrado em tais fotos, verificou-se que diversos elementos que compunham a fachada e o ptio na rea externa da Igreja, como os mostrados nessa pgina, estavam em boas condies, havendo manuteno regular das estruturas.
Fotos: Aline Naue

8 Estado de Conservao
Platibandas, guarda-corpos, grades e pisos no ptio:
Notou-se o bom estado de plantaes da Igreja, bom nvel de limpeza e pintura regular, com manutenes freqentes. Porm, pelo que se pesquisou no histrico da regio, notou-se a perda de muitas rvores do entorno da Igreja e, principalmente, diversas rvores frutferas que perderam espao com a expanso do local e a construo de novas edificaes.

Fotos: Aline Naue

9 Proposta
Atravs da anlise da igreja, e pesquisa sobre o significado e a importncia do tombamento e da preservao, bem como da criao de reas de proteo urbana culturais ou ambientais, chegamos as seguintes propostas:
Foto: Nathlia Galeno

Criao de uma rea Protegida no entorno do bem tutelado, visando proteger seu mirante e as vistas para a igreja; Desapropriar e demolir a edificao onde antes estava a escadaria que levava a igreja, para construir uma nova escadaria, para melhorar o seu entorno e restaurar parte de sua ambincia; Proteger as reas verdes que ainda restam, e restringir a substituio de rvores por edificaes.
Em vermelho a igreja, que teve sua visibilidade e seu antigo acesso pela escadaria afetados pela construo.

9 Proposta

Permetro proposta para a rea Protegida.

10 Grupo

Da Esquerda para direita: Csar Ujihara, Aline Naue, Gustavo Pereira e Nathlia Galeno.

11 Referncias
Ipanema, Cybele de - Indicador da Ilha do Governador: Litoral, relevo e hidrografia, Rio de Janeiro, RJ- 1993 Teixeira Filho lvaro, Ilha do Governador Histrico- Rio de Janeiro, RJ- 1986. http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/index_bairro.htm http://www.rotaryilha.org.br/node/49 http://www.ilha.com.br/ilhadogovernador/?page=hist_crono http://www.arquidioceseniteroi.org.br/ http://www.ilhacarioca.com.br/igreja-da-sagrada-familia/ http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:226 http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1855 http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1100 http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:32 http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:53 http://www.jornalgolfinho.com.br/01-06/materias/ilha.htm http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/ http://pt.wikipedia.org/wiki/APARU_do_Jequi%C3%A1 http://www.ilhacarioca.com.br/historia-da-ribeira/ http://www.ilhados.com/2008/01/parquia-sagrada-famlia.html http://vicariatourbano.blogspot.com/2010/08/paroquia-sagrada-familia-sob.html http://maps.google.com.br/ http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1847 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tombamento http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=100&sigla=Institucional&retorno=paginaPerguntasFreq uentes http://ilhaviva10.blogspot.com/2008/10/o-bairro-da-ribeira-mapas.html

11 Referncias
http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1855 http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:1870 http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:279 http://soniarabello.blogspot.com/2011/06/ilha-do-governador-vila-olimpica-em.html http://mapas.rio.rj.gov.br/ http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?article-id=148058 http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12297&retorno=paginaIphan http://fotolog.terra.com.br/ilhahoje:266 http://pt.wikipedia.org/wiki/Campan%C3%A1rio http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/0/e50e065c744f0a2b03256b2f006f9959?OpenDocument http://crecirj.wsrun.net/php/noticias/index.php?acao=ler&id=3673&entidade=288130&cabecalhoFrm=n oticia_creci_topo&rodapeFrm=noticia_bottom http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:328 http://www2.rio.rj.gov.br/smu/buscafacil/RelacaoDocumentos.asp?Tipo=Indice&cdAssociacao=157 http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:86 http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1309 http://fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador:1302

You might also like