You are on page 1of 19

Polticas de segurana pblica voltadas para adolescentes e jovens

H no nosso pas cerca de 34 milhes de brasileiros entre 15 e 24 anos. Se somados aos que tm entre 25 e 29, chegamos mdia de 50 milhes de jovens. De acordo com o Mapa da Violncia 2006, o Brasil aparece como o terceiro pas em nmero de mortes de jovens por homicdios, com taxas de 55,5 para cada 100 mil jovens, s superado pela Colmbia e Venezuela. J o Mapa da Violncia dos Municpios brasileiros, publicado em 2008, revela que dentre os 100 municpios com maiores taxas de homicdio juvenil, 16 pertencem ao estado de Pernambuco.

Estatsticas como essas demonstram que boa parte dos jovens brasileiros est sem perspectivas. Indicam tambm a urgncia de polticas pblicas direcionadas, mas com uma viso inovada que reconhea as especificidades dos jovens .

Sem dvida, os jovens representam o grupo social mais vulnervel tanto em termos de dificuldades de acesso ao emprego e cidadania, quanto em termos de vitimizao violncia. Os jovens tem uma presena significativa nas estatsticas de mortalidade por causas externas, particularmente morte provocada pela violncia. Eles compem um grupo muito vulnervel em relao ao contato prematuro com organizaes criminosas, com o cigarro, a bebida alcolica e as drogas. Os jovens tambm tm uma importante participao em situao que envolvem acidentes de trnsito e parcela importante deles est fora do ensino pblico. No bastasse esse quadro, os jovens, sobretudo os moradores das periferias das nossas cidades, so eleitos como alvo preferencial para a ao policial, sendo assim, vtimas da violncia policial e de maus-tratos dentro do sistema scio-educativo.

Outra constatao, feita pelo prprio diagnstico do nosso plano estadual de segurana pblica, o Pacto pela vida, de que a populao carcerria do estado eminentemente masculina, juvenil e de baixa escolaridade. Segundo recente pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea), isso tambm comprovado em nvel nacional, onde 59,6% da populao carcerria do pas contituda por jovens do sexo masculino entre 18 e 29 anos.

Estatsticas como essas demonstram que boa parte dos jovens brasileiros est sem perspectivas. Indicam tambm a urgncia de polticas pblicas direcionadas, mas com uma viso inovada que reconhea as especificidades dos jovens .

Em artigo publicado no Boletim do IBCCRIM, afirma enfaticamente: "O clamor pblico por uma poltica de segurana que, ao mesmo tempo, controle a criminalidade, aumente o sentimento de segurana do cidado e d respostas adequadas s demandas de prestao de servio no parece ter sido suficiente para que houvesse uma mudana de qualidade na implementao de mudanas permanentes. A polcia, em nossa democracia, ainda concebe o pblico como uma ameaa ou um obstculo" (SOUZA, 2002:9).

A Constituio Federal de 1988 trouxe uma inovao terminolgica no que tange responsabilidade pela segurana pblica [3]. Consoante o caput do art. 144 da Carta Magna, dever e responsabilidade de todos. Art. 144 "A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida pela preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos..." (BRASIL, 2002:68) (grifou-se).

Programas do Governo So programas desenvolvidos pelo Governo (Federal, Estadual, Distrital ou Municipal), nas mais diversas reas, que objetivam a melhoria das condies de vida da populao. Organismos e Programas Governamentais Nacionais de Juventude. Organismos e Programas Governamentais Nacionais de Juventude Os principais atores do governo que atuam na rea de juventude incluem: A. Presidncia da Repblica B. Ministrios C. rgos Estaduais e Municipais A. Presidncia da Repblica Secretaria Geral Secretaria Nacional de Juventude 1. Programa Integrado de Juventude (ProJovem) da Secretaria Nacional de Juventude e do Ministrio do Trabalho e Emprego Visa ampliar o atendimento aos jovens entre 15 e 29 anos excludos da escola e da formao profissional. Criado a partir da integrao de seis programas j existentes Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consrcio Social da Juventude, Juventude Cidad e Escola de Fbrica tem como meta sair dos atuais 467 mil jovens atendidos e atingir 4,2 milhes de jovens at 2010. Vai funcionar nas modalidades ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador.

2. Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) 3. Polticas Pblicas de Juventude Secretarias Especiais da Presidncia da Repblica Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (SEPPIR) Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (SPM) Secretaria Especial de Aqicultura e Pesca (SEAP) Secretaria Especial de Portos B. Ministrios O sistema federativo brasileiro, os ministrios, em geral, tm por finalidade planejar, implementar a macro poltica direcionada ao conjunto dos Estados, em cada rea temtica especfica das polticas pblicas. Ministrio da Cultura Programa Cultura Viva Disponibilizao de recursos para montagem de Pontos de Cultura, com apoio compra de material multimdia e realizao de atividades envolvendo iniciativas culturais j existentes. Visa fortalecer as manifestaes culturais e a produo audiovisual nas comunidades e nas escolas, bem como o protagonismo juvenil nestes espaos.

Ministrio da Defesa Projeto Rondon Estudantes de ensino superior desenvolvem trabalhos nas reas de estudo em regies remotas do Brasil. Promove uma aliana entre estudantes universitrios e comunidades na busca de solues que melhorem a qualidade de vida da populao assistida. Projeto Soldado Cidado Atividades de formao e qualificao tcnica para jovens egressos do servio militar com o intuito de prepar-los para o mercado de trabalho. Ministrio da Justia PRONASCI (Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania) Desenvolvido pelo Ministrio da Justia, o Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania (PRONASCI) marca uma iniciativa indita no enfrentamento criminalidade no pas. O projeto articula polticas de segurana com aes sociais; prioriza a preveno e busca atingir as causas que levam violncia, sem abrir mo das estratgias de ordenamento social e segurana pblica. Alm dos profissionais de segurana pblica, o PRONASCI tem tambm como pblico-alvo jovens de 15 a 29 anos beira da criminalidade, que se encontram ou j estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passveis de serem atrados pelo crime organizado em funo do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o servio militar.

Ministrio de Desenvolvimento Agrrio Programa Nossa Primeira Terra Linha de financiamento do Programa de Crdito Fundirio para aquisio de imveis e investimentos em infra-estrutura bsica. Voltado a jovens do meio rural com idade entre 18 a 28 anos. Visa estimular a permanncia dos jovens e suas famlias no campo e possibilitar qualificao tcnica. Programa Pronaf Jovem Linha de financiamento para filhos de agricultores familiares, com idade entre 16 e 25 anos. Os participantes devem ter concludo ou estar cursando formao em centros de alternncia, ou escolas tcnicas agrcolas, ou curso ou estgio de formao profissional.

Ministrio de Educao Programa Brasil Alfabetizado Promoo de alfabetizao para jovens acima de 15 anos. Os cursos so promovidos por instituies de ensino em um perodo de oito meses. Programa Escola Aberta Abertura das escolas pblicas nos fins de semana. Pagamento de bolsa a jovens que ministram oficinas. Programa de Melhoria e Expanso do Ensino Mdio Recursos para a reforma curricular, melhoria da qualidade e expanso do ensino mdio da rede pblica. Programa de Integrao da Educao Profissional ao Ensino Mdio na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos (PROEJA) Ampliao de vagas em cursos de educao profissional para jovens e adultos que concluram o ensino fundamental, com no mnimo 21 anos de idade. Realizao de cursos de formao tcnica continuada, com validade de Ensino Mdio (2.400 horas). Programa Nacional do Livro Didtico para o Ensino Mdio (PNLEM) Extenso da distribuio de livros didticos de portugus e matemtica para o ensino mdio. Mais de sete milhes de alunos do 1o, 2o e 3o anos j foram beneficiados. Programa Universidade para todos (ProUni) Concede bolsas de estudos integrais e parciais em instituies de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda e a professores da rede pblica que no tenham formao superior. Alunos do ProUni em tempo integral recebem bolsa de um salrio mnimo mensal. Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), um programa destinado a financiar a graduao no Ensino Superior de estudantes que no tm condies de arcar integralmente com os custos de sua formao.

Ministrio de Sade Frum Nacional sobre Sade Mental de Crianas e Adolescentes Brasil Sorridente Na ltima dcada, o Brasil avanou muito na preveno e no controle da crie em crianas. Contudo, a situao de adolescentes, adultos e idosos est entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianas, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontolgico persistem. Para mudar esse quadro, o governo federal criou a poltica Brasil sorridente, que rene uma srie de aes em sade bucal, voltadas para cidados de todas as idades. Instituto Nacional de Cncer (INCA) Dados do Instituto Nacional de Cncer (Inca) mostram que no Brasil existem cerca de 25 milhes de fumantes acima de 15 anos 19% da populao. Para alertar a populao sobre a importncia da preveno e de parar de fumar, o Ministrio da Sade selecionou o Tabagismo como o prximo tema da campanha Pratique Sade, veiculada na mdia desde outubro.

Ministrio de Trabalho Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego (PNPE) Qualificao scio-profissional de jovens de 16 a 24 anos, desempregados, com renda mensal per capta de at meio salrio mnimo. Os participantes recebem vale-transporte e bolsa-auxlio de R$ 150. Programa do Jovem Aprendiz Sistema Nacional de Emprego Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) O PETI uma ao do governo que desperta em nossas crianas e em suas famlia a possibilidade de um outro futuro. Atualmente, as aes de proteo social especial s crianas e adolescentes vm sendo transformadas em poltica pblica e aes continuadas a serem executadas regularmente por meio do Sistema nico da Assistncia Social SUAS.

Ministrio do Meio-Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente Formao e fortalecimento de lideranas ambientalistas jovens em cinco eixos: educao ambiental, fortalecimento organizacional, educomunicao, empreendedorismo e participao poltica. A capacitao feita na forma presencial e distncia. Ministrio dos Esportes Programa Bolsa-Atleta Apoio financeiro a atletas com mais de 12 anos que no possuem patrocnio. O benefcio dividido em quatro categorias: estudantes, nacional, internacional e olmpica/para-olmpica e tem durao um ano, prorrogvel. Programa Segundo Tempo Desenvolvimento de atividades recreativas e acesso prtica do esporte no perodo contrrio da escola, incluindo mais complemento alimentar, reforo escolar e material esportivo. Voltado a jovens entre 7 e 14 anos, matriculados na Rede Pblica de Ensino e de baixa renda.

Bahia: Coordenadoria de Juventude (CODJU) Salvador BA, SEDES Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

A CONTRATAO DE JOVENS PARA O PRIMEIRO EMPREGO E A COMPATIBILIZAO COM A LEI DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM 1. Em seu discurso de posse, o atual Ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Jos Ribeiro Berzoini, garantiu que pretende dar continuidade poltica adotada pelo seu antecessor, dando prioridade "incluso social por meio da gerao de empregos". 2. Diante da afirmao do novo ministro, tem-se a confirmao de que as aes para a criao de empregados sero mantidas, seno intensificadas. 3. Dentre as aes mantidas pelo atual Governo Federal, destaca-se a edio da Lei n 10.748/03, que criou o Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego para os jovens PNPE. I .Comentrios Lei n 10.748, de 22 de outubro de 2003 4. A instituio do Programa Nacional de Estmulo ao Primeiro Emprego para os jovens PNPE visa insero dos jovens no mercado de trabalho mediante a criao de postos de trabalho para aqueles que ainda no tiveram o primeiro emprego, buscando uma qualificao do jovem em ocupaes geradoras de renda. 5. O Programa do Primeiro Emprego conta com estrutura prpria para sua execuo e acompanhamento, sendo que a realizao da parte operacional da sua aplicao caber ao Ministrio do Trabalho e Emprego.

caractersticas da relao de emprego

1 A lei expressa ao determinar que o programa no abrange trabalho domstico e que o contrato de trabalho ser, necessariamente, por prazo indeterminado, no cabendo sequer a prtica do perodo de experincia. Apesar dessas restries, o contrato pode ser firmado com o regime de tempo parcial. 14. Tendo em vista que a finalidade da lei a criao de novos postos de trabalho combina com a manuteno dos j existentes, h determinao legal no sentido de que, enquanto perdura o vnculo de emprego entre os participantes do PNPE, o empregador dever manter o nmero mdio ou superior de empregados existentes no estabelecimento, considerando os contratados no ms anterior assinatura do termo de adeso, excludos os participantes do programa e de outros congneres. 15. vedado a contratao de jovens, parentes at 3 grau dos empregadores, scios das empresas ou dirigentes da entidade contratante, ainda que o jovem esteja regularmente inscrito no programa.

QUERIDOS APRENDIZES
O PERODO DE APRENDIZADO UM PERODO DE DESCOBERTAS, DE TESTAR A CAPACIDADE, DE ACERTAR, ERRAR, REVER ESCOLHAS, CONSTRUIR AS BASES PARA UMA VIDA DE CONQUISTAS E VOCS ESTO APENAS COMEANDO. PORTANTO MEUS QUERIDOS JOVENS APRENDIZES, DURANTE O DECORRER DO CURSO DA VIDA DE VOCS, SEMPRE QUE ESTIVEREM PENSANDO EM DESISTIR, LEMBREM-SE QUANTO VOCS CAMINHARAM AT AQUI, E TENHAM A CERTEZA QUE DESISTIR DE UM SONHO DESISTIR DA VIDA. TORO MUITO PELO SUCESSO DE TODOS! QUE O SENHOR JESUS ILUMINE OS CAMINHOS DE TODOS!

You might also like