You are on page 1of 18

HERANA LIGADA AO SEXO

Disciplina de Cincias Celulares e Moleculares 1 Perodo Enfermagem. Faculdade Pitgoras Poos de Caldas

INTEGRANTES

Hellen Dayane

Jlio Cezar
Luana Carolina

HERANA LIGADA AO SEXO

a transmisso de caractersticas genticas ou genes, por cromossomos sexuais. Segundo, BIOMANIA, aquela determinada por genes localizados na regio heterloga do cromossomo X. Como as mulheres possuem dois cromossomos X, elas tm duas dessas regies. J os homens, como possuem apenas um cromossomo X (pois so XY), tm apenas um de cada gene. Um gene recessivo presente no cromossomo X de um homem ir se manifestar, uma vez que no h um alelo dominante que impea a sua expresso.

HERANA E SEXO

CONCEITOS
Gene um segmento de molcula de DNA que contm uma instruo gnica responsvel pela sntese de uma protena, que leva informaes de uma gerao para a outra. Cromossomo uma molcula do DNA que contm vrios genes. O homem apresenta 23 pares (46 cromossomos) j um cachorro apresenta 76 unidades, o que mostra a varincia entre espcies.

CROMOSSOMOS HUMANOS

CROMOSSOMOS X E Y

No cromossomo X existem genes exclusivos desse cromossomo, assim como no cromossomo Y tambm h genes exclusivos. Esses genes exclusivos que existem no cromossomo X no ocorrem no cromossomo Y e vice-versa.

No caso do cromossomo X as mulheres apresentam dois exemplares e os homens apenas um, por esse motivo as mulheres so denominadas como homogamticas e os homens como heterogamticos.
A herana ligada ao sexo determinada pelos genes exclusivos do cromossomo X.

HOMEM XX VS MULHER XY

CROMOSSOMOS X E Y

As caractersticas exclusivas do cromossomo Y determinam a herana restrita ao sexo. Essa herana tambm chamada de holndrica e s se manifesta nos homens, pois seus genes se localizam na regio do cromossomo Y. Um exemplo desse tipo de herana a hipertricose auricular caracterizada pela presena de pelos longos e abundantes na orelha.

MAIS PADRES DE HERANAS


Autossmica Recessiva Autossmica Dominante Ligada ao X recessiva Ligada ao X dominante Restrita ao sexo Influenciada pelo sexo Extracromossmica - Mitocondrial

TIPOS DE HERANAS
Autossmica recessiva Autossmica dominante

Ligada ao Y (holndrica)

Ligada ao X recessiva

Ligada ao X dominante

DOENAS

As principais doenas relacionadas a herana ligada ao sexo so:


Daltonismo Hemofilia Anomalia da coagulao sangunea Glaucoma juvenil e outros.

DALTONISMO

Trata-se da incapacidade relativa na distino de certas cores que, na sua forma clssica, geralmente cria confuso entre o verde e o vermelho. um distrbio causado por um gene recessivo localizado na poro heterloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a viso normal.

DALTONISMO

HEMOFILIA

um distrbio da coagulao sangnea, em que falta o fator VIII, uma das protenas envolvidas no processo, encontrado no plasma das pessoas normais. As pessoas hemoflicas tm uma tendncia a apresentarem hemorragias graves depois de traumatismos banais, como um pequeno ferimento ou uma extrao dentria. determinada por um gene Xh localizado na poro heterloga do cromossomo X, assim como o gene causador do daltonismo.

HEMOFILIA

Fentipos Mulher normal Mulher portadora Mulher hemoflica


Homem normal Homem hemoflico

Gentipos XHXH XHXh XhXh


XHY XhY

REFERNCIAS

BIOMANIA. Sexo e herana. Disponvel em: <http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod =1222>. Acesso em: 12 maro 2012.

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=-L9jQxPZI1U ( Vdeo Biologia - Herana Ligada ao Sexo (Khan Academy) )

FIM

You might also like