You are on page 1of 67

Cromossomos, ciclo celular e diviso celular

Ncleo Celular
Portador dos fatores hereditrios e controlador das atividades metablicas.

Ncleo Celular
O ncleo de uma clula eucaritica que no est se dividindo, apresenta os seguintes componentes: 1. Carioteca - envoltrio nuclear, formada por duas membranas com poros, onde h intercmbio de substncias entre o ncleo e o citoplasma. 2. Nucleoplasma - massa incolor constituda principalmente de gua e protenas. 3. Nuclolo - corpsculo desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o nucleoplasma e rico em RNA ribossmico (inicia a formao dos ribossomos).

A diviso celular

Em tecidos normais, a reproduo contrabalanada pelas perdas celulares (morte) A morte celular frequentemente programada no seu cdigo gentico; clulas normais se sacrificam pelo bem estar do organismo. Os organismos unicelulares usam a diviso celular primariamente para se reproduzir Em organismos multicelulares a diviso celular tambm importante no crescimento e no reparo dos tecidos.

Ncleo Celular

Para que ocorra a diviso celular, quatro eventos so necessrios: - Sinal reprodutivo (interno ou externo)

- Replicao do DNA
- Segregao do DNA replicado para as duas novas clulas - Citocinese: Separao das duas novas clulas

Diviso celular em procariotos

Diviso celular = reproduo. A clula cresce em tamanho, replica seu DNA e se divide em duas novas clulas FISSO (BINRIA).

O cromossomo procaritico um crculo de finas e longas fibras de DNA

Diviso celular em procariotos

SINAIS REPRODUTIVOS

A taxa reprodutiva de muitos procariotos responde s condies do ambiente. Ex.: E. coli Normalmente cada diviso celular leva 40 min. se houver abundncia de nutrientes ela pode se dividir a cada 20 min. Ex2.: Bacillus subtilis para de se dividir em condies nutricionais adversas e volta a se dividir quando as condies melhoram. A iniciao da diviso celular em procariotos est sob controle do metabolismo energtico

Diviso celular em procariotos

REPLICAO DO DNA Um cromossomo uma molcula de DNA. Quando uma clula se divide, seus cromossomos precisam ser copiados (ou replicados) e cada uma das duas cpias vai para uma das duas novas clulas formadas. A maioria dos procariotos possui apenas um cromossomo (circular), uma molcula longa de DNA com protenas ligadas a ela.

Diviso celular em procariotos

REPLICAO DO DNA As molculas de DNA se comprimem dobrando-se entre si e protenas carregadas positivamente contribuindo para sua compactao Funcionalmente as molculas de DNA possuem duas regies importantes para a reproduo celular: Ori a origem de replicao Ter o trmino da replicao

Diviso celular em procariotos

REPLICAO DO DNA DISTRIBUIO DO DNA

A replicao do DNA direciona ativamente a separao das duas novas molculas de DNA para as novas clulas
CITOCINESE A partio celular ou citocinese comea logo aps a duplicao cromossmica estar completa.

Diviso celular procaritica

Diviso celular procaritica

Diviso celular em Eucariotos

As clulas eucariticas dividem-se por mitose ou meiose Diferentemente dos procariotos, as clulas eucariticas no se dividem constantemente sempre que as condies ambientais so favorveis. Na verdade, as clulas que tenham se diferenciado dificilmente se dividem. Ao invs de um nico cromossomo, as clulas eucariticas possuem vrios. Apresentam ncleo distinto, que precisa ser replicado e ento dividido em dois novos ncleos.

Diviso celular em Eucariotos

A mitose um mecanismo de diviso nuclear que funciona em todas as clulas somticas (Soma = corpo), com exceo das clulas sexuais. Ela separa o material gentico em dois novos ncleos e assegura que ambos possuam exatamente a mesma informao. A meiose (ocorre nos gametas) um mecanismo de duas divises nucleares (em duas fases) e tem funo reprodutiva. Na meiose as clulas geradas so geneticamente diferentes das clulas parentais e de suas irms gerando diversidade gentica na populao.

Organizao do DNA
Cromatina Forma de organizao do DNA, onde este fica associado a protenas, enrolado em forma de espiral. Tem aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, chamados de cromonemas. Esses apresentam regies condensadas chamadas de heterocromatinas, e regies distendidas chamadas eucromatinas.

Heterocromatina e eucromatina

Cromatina = Cromossomo?
Durante a diviso celular, os cromonemas (pores da cromatina) espiralizam-se ainda mais tornando-se mais curtos e mais grossos.
Nesse momento, podem ser vistos individualmente ao microscpio ptico e passam a ser chamados de cromossomos.

Cromossomo = cromatina condensada


Um cromossomo formado por apenas uma longa molcula de DNA, que contm muitos genes.

Quais as funes da Cromatina e do Cromossomo?

O material gentico descondensado (cromatina) ativo, pois pode ser transcrito mais facilmente nesse estado. Ao se tornar muito condensado (cromossomo) a transcrio dificultada. Porm, nesse estado a diviso celular ocorre com maior preciso ( mais fcil separar o cromossomo do que a cromatina. Logo, a transcrio ocorre cromatina e a segregao material gentico antes diviso celular ocorre cromossomo na do da no

Quando a clula est prestes a se dividir, o cromossomo se duplica, formando as cromtides irms, que permanecem ligadas pelo centrmero at que ocorra a separao final das cromtides para formar dois cromossomos filhos.
Cromossomos so feitos de molculas de DNA
Um cromossomo (no duplicado)

Um cromossomo (duplicado)

Nmero de cromossomos em uma clula

Todas as clulas do nosso corpo (exceto as dos gametas) so diplides, ou seja, possuem dois cromossomos de cada tipo, um proveniente do pai e outro da me. Quando uma clula possui apenas um cromossomo de cada tipo (como os gametas) dizemos que ela haplide.

Caritipo

o conjunto de todos os cromossomos presentes na clula de um organismo. O estudo do caritipo (forma, tamanho e nmero de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnstico pr-natal ou ps-natal de aberraes genticas.

Mitose

Diviso nuclear que ocorre em clulas somticas vegetais e animais. um processo contnuo que dividido didaticamente em 5 fases: Prfase, prometfase, metfase, anfase, telfase, nas quais ocorrem grandes modificaes no ncleo e no citoplasma.

http://www.cellsalive.com/ mitosis.htm

Mitose : Funes

Reproduo assexuada de seres unicelulares Crescimento e regenerao de tecidos de seres multicelulares.

Mitose e Cncer

O cncer caracterizado como um crescimento celular exagerado e descontrolado Mitoses anormais e aceleradas podem originar tumores malignos (Neoplasia/Cncer). Muitos tipos de cncer no tm causas conhecidas e outros esto associados a drogas, radiao e certos vrus.

O que so clulas-tronco?

So clulas no-diferenciadas capazes de realizar inmeras mitoses e que podem ser de dois tipos: TOTIPOTENTES Capazes de originar todos os demais tipos de clulas do organismo. Ex.: Clulas embrionrias. MULTIPOTENTES Capazes de originar alguns tipos celulares. So encontradas em embries, medula ssea, encfalo e na pele de adultos.

Ciclo Celular

Processos que ocorrem em uma clula desde a sua formao at sua reproduo. Tm natureza cclica e divide-se em duas fases: Fase M (mitose) diviso nuclear com consequente diviso do citoplasma (citocinese). Intrfase Intervalo entre duas divises celulares.

Ciclo Celular

Perodo G1: intensa sntese de RNA e protenas e aumento do citoplasma. PERODO S: Este o perodo de sntese,duplicando seu DNA. PERODO G2: tempo adicional para o crescimento celular assegurando completa replicao do DNA antes da mitose. MITOSE : Diviso nuclear da clula em multiplicao

CICLO CELULAR

Ciclo Celular

Regulao do ciclo celular


Fatores internos: protenas Ciclina e Cdk (quinase dependente de ciclina) Fatores de crescimento: fatores externos

Regulao do ciclo celular


P21 p 53 bloqueiam a ligao entre ciclina e Cdk

Fases da mitose

Fuso acromtico mittico

Fases da mitose - continuao

Citocinese em clula animal

Citocinese em clula vegetal

A reproduo por mitose resulta em constncia gentica


A reproduo produzida por mitose chamada de Reproduo Assexuada Esse tipo de reproduo produz clones (prognie geneticamente igual me) A reproduo assexuada uma maneira rpida e efetiva de produzir novos indivduos e comum na natureza

A reproduo por meiose resulta em diversidade gentica


A reproduo sexual combina a informao gentica de duas clulas diferentes Existem dois progenitores, cada um fornece cromossomos em forma de gameta Cada gameta contm um nico conjunto de cromossomos Os dois gametas se fundem para produzir uma clula nica, o zigoto

A reproduo por meiose resulta em diversidade gentica


Essa fuso chamada de fertilizao o zigoto ento contm dois conjuntos de cromossomos Em cada par de cromossomos, cada cromossomo vem de um dos pais (so chamados de cromossomos homlogos)

Caractersticas da meiose
Na meiose o nmero de cromossomos reduzido metade A meiose dividida em duas fases: Meiose I e Meiose II Na meiose I ocorre a sinapse pareamento de cromossomos homlogos Ocorre tambm o crossing over

Caractersticas da meiose
Na primeira diviso meitica ocorre a separao dos cromossomos homlogos Na segunda diviso meitica ocorre a separao das cromtides Ento a primeira diviso meitica reducional (reduz o nmero de cromossomos pela metade)

Crossing over e quiasma

Comparao entre mitose e meiose

Continuao Meiose

A separao desigual dos cromossomos (no disjuno) gera aneuploidias: Quando um ou mais cromossomos est presente em excesso ou est faltando

Morte celular
Necrose Apoptose

Esquema geral de apoptose

Aparelho Mittico.

constitudo pelos fusos, centrolos, steres e cromossomos. O ster um grupo de microtbulos irradiados que convergem em direo do centrolo. As fibras do fuso so constitudas por microtbulos(protenas especiais). Centrmero a regio que se liga ao fuso mittico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constrico primria.

Mitose

http://www.johnkyrk.com/mitosis.html

You might also like