You are on page 1of 8

(com listagem de experincias)

Animaes
http://jersey.uoregon.edu/vlab/ http://www.walter-fendt.de/ph14br/ Fsica, Matemtica, Astronomia http://micro.magnet.fsu.edu/

Pginas Web teis


Simulaes Sim Sim Sim Nem todas Sim (!) Sim Sim Sim Em algumas Em algumas Sim Sim Sim

Explicao Fsica

Apelativo Sim Sim Sim + ou Sim Depende da pgina Depende da pgina

Idioma Ingls Portugus e outros Ingls Ingls Ingls

rea de ptica e electromagnetismo


http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/

Sobre fsica e matemtica.


http://www.astro.uiuc.edu/projects/dat a/Available.html

Nem todas Sim

Astronomia
http://users.pandora.be/educypedia/ed ucation/physicsjavalaboelec.htm

Recolha de vrias pginas


http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/in dex.html

Sim

Sim

Depende da pgina No, mas contm uma vasta listagem de experincias e o stio de origem. Sim

Ingls e outros Portugus (por vezes termos noutro idioma) Portugus Portugus, ingls, espanhol, entre outras

Recolha de vrias pginas


http://geocities.yahoo.com.br/saladefis ica3/laboratorio.htm

Sim

Sim

Sim

Sim

+ ou -

http://www.mocho.pt/ PORTUGUS

Vrias reas cientficas. Listagem de pginas web com experincias.

Sim

Sim

Depende da pgina

Depende da pgina

Lei de Faraday

Motivao para a escolha deste exemplo


Permite explicar o funcionamento das centrais hidroelctricas, elicas, da utilidade da fora das mars (ou seja, de uma vasta gama das energias renovveis). Tambm explica a existncia de geradores de corrente alternada, o funcionamento dos motores e a existncia de transformadores.

Fatos Histricos
No incio da dcada de 1830, Michael Faraday (1791-1867), na Inglaterra e Joseph Henry (1797-1878) nos Estados Unidos descobriram, independentemente um do outro, que a variao de um campo magntico pode induzir corrente eltrica num fio a lei de Faraday.

Nota: Apesar de terem descoberto este fenmeno quase simultaneamente, Faraday publicou os seus resultados em primeiro lugar, da o seu nome na lei.

O Fluxo Magntico
O fluxo magntico, fm, reflete o nmero de linhas de campo que atravessam uma certa rea, ou seja, relaciona-se com a intensidade do campo magntico, B, existente numa certa rea, A. A definio matemtica geral para o fluxo magntico :
f m N B n dA N Bn dA N B cosq dA
S S S

em que q o ngulo entre o campo magntico e a normal superfcie A e N o nmero de espiras.


Para uma espira de rea A que se encontra num campo magntico B e em que a normal superfcie faz um ngulo q com B:

f m B n A Bn A BA cosq

A unidade do fluxo magntico o weber (Wb): 1 Wb = 1 T.m2.

A lei de Faraday
A variao do fluxo magntico com o tempo provoca a existncia de uma fora electromotriz[*] (fem) induzida. Este processo denominado de induo magntica. A fora electromotriz induzida matematicamente descrita como: df
E.d
C m

dt

lei de Faraday

Para o nosso exemplo,


d BAcosq dt

Ou para um intervalo de tempo distinto e determinando apenas o valor absoluto:

[*]

f m f f m1 B A cosq 2 B1 A1 cosq1 m2 2 2 t t 2 t1 t 2 t1

Fora electromotriz: o maior valor de diferena de potencial que consegue ser gerado por uma fonte de corrente elctrica. Na prtica, isto apenas pode ser observado quando a fonte no est a fornecer corrente, devido existncia de resistncia interna. Unidades SI: Volt (V).

O que pode fazer variar o fluxo magntico?


A variao do fluxo magntico com o tempo pode dever-se a vrios fatores:
Variao temporal da rea da espira; Variao relativa do campo magntico (quer do valor do ngulo entre B e a normal rea A definida pela espira, quer do mdulo ou direco de B) ao longo do tempo; Variao relativa do ngulo q ao longo do tempo. Esta
variao pode dever-se rotao da espira num campo magntico constante ou ento rotao do campo magntico em torno da espira fixa (usualmente, utilizada a primeira opo).

Laboratrios virtuais sobre a lei de Faraday


Utilizando as simulaes e animaes virtuais existentes na internet: http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/faraday/index.html http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/faraday2/index.html Pgina em ingls. Simulao da experincia executada por Michael Faraday e outra da verificao da lei de Faraday. http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/elmag/elmag057/index.html Pgina em portugus e espanhol. Simulao para demonstrao da lei de Faraday. Registo da fem induzida por um man a um solenide ligado a um galvanmetro. Permite verificar os factores que influenciam a variaa do fluxo magntico. http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/elmag/elmag055/index.html Pgina em portugus e espanhol. Simulao da fem induzida quando se varia o campo magntico. http://lectureonline.cl.msu.edu/~mmp/applist/induct/faraday.htm Pgina em ingls. Simulao da experincia, efectuada por Faraday, para descobrir a induo magntica. http://www.pet.dfi.uem.br/animacoes/elmag/elmag061/index.html Pgina em portugus e espanhol. Simulao da influncia de um campo magntico constante e uniforme numa espira que se move.

You might also like