You are on page 1of 24

Sabemos que a criana entra em contato com os nmeros desde muito cedo, no contexto familiar e social: sua idade,

nmero de sua casa ou telefone, nmero do seu canal de televiso preferido, ou do andar onde mora, etc. Esse contato, embora informal, de grande importncia, pois oferece condies de familiarizao com o conceito, e a criana comea estabelecer suas primeiros hipteses a respeito do processo de representao de qualidades. Assim, nada impede que uma criana de 4 ou 5 anos represente o nmero de sua casa, ou que registre, no desenho que acabou de fazer, o dia do ms e do ano.

Isso no significa, no entanto, que ela de fato tenha construdo o nmero. importante termo claro que a palavra nmero tanto pode significar uma quantidade como uma designao (nome, indicao). Quatro cadeiras e a porta nmero quatro designam coisas completamente diferentes, a primeira uma quantidade e a segunda uma posio numa srie: a seguir ao trs e antes do cinco

Neste contexto Piaget, coloca que para a criana construir o nmero os conceitos matemticos no podem ser ocasionados pelo uso dos smbolos da matemtica, por verbalizaes, por processos mecnicos ou por reconstrues perceptuais. Chega-se a eles pela manipulao de objetos, mas no pelos objetos em si. Sob este ponto de vista as crianas devem receber materiais com que possam formar colees diferentes, de acordo com diferentes critrios; devem estabelecer correspondncia, ordem, incluir uma classe dentro de outra que seja mais geral, etc. Por exemplo, a criana deve

Estabelecer correspondncia entre a sua fileira de conchas e a de um companheiro. (Lovell, 1988) A abstrao do nmero refere-se capacidade para compreender que um nmero, por exemplo quatro, se mantm referindo uma quantidade, que sempre a mesma, independente dos objetos a que ele se refere ( quatro cadeiras, quatro laranjas, quatro elefantes) e independentemente da sua disposio espacial (horizontalmente da sua disposio espacial ( horizontalmente, verticalmente, em L, juntos, afastados, etc..)

Piaget refere que a criana no faz abstraes diretamente do manuseio de objetos, embora seja a partir das operaes de raciocnio efetuadas com objetos que chega abstrao. A abstrao surge quando a criana passa a compreender o significado das transformaes que ocorrem medida que ela classifica e seriam objetos e os coloca por ordem de tamanho; e quando os objetos so rearranjados primeiro para proporcionar uma estrutura perceptiva, depois outra, mudadas de uma situao para outra, e assim por diante.

Para Piaget, os conceitos matemticos no derivam diretamente dos materiais em si, mas de uma apreciao do significado das operaes realizadas com eles. Sendo assim relevante que nos educadores tenhamos claros algum conceito que contribuem para a construo do nmero, entre eles:
Muitas vezes, quando pedimos a uma criana que conte alguns objetos, o que ela faz reproduzir a seqncia numrica decorada, sem se preocupar se contou mesmo todos os objetos ou se algum deles foi contado mais de uma vez.

Segundo Piaget ordem a nossa necessidade lgica de estabelecer uma organizao (que no precisa ser espacial) entre os objetos, para termos certeza de que contamos todos e de nenhum foi contado mais de uma vez. Quando observamos uma criana em seus primeiros contatos com os nmeros, percebemos que, ao contar, ela recitar os nomes dos nmeros, do mesmo modo que recitaria os nomes de algumas pessoas. Assim, depois de contar cinco

cinco brinquedos, se lhe pedimos que indique o cinco ela mostrar o quinto brinquedo contado, como se cinco fosse o nome dele. Na perspectiva de Piaget incluso hierrquica a capacidade de perceber que o um est includo no dois no trs, e assim, de modo que os cinco brinquedos so o grupo todo. Importante se faz que o professor observe que, em relao contagem, a criana que ainda no tem construdo a idia de nmero, no consegue qualificar os objetos como um conjunto, considerando que no consegue

organiz-los numa relao de incluso de hierrquica. Logo, a criana que j compreendeu a estrutura hierrquica do nmero, inclui mentalmente um em dois, um em dois e trs, etc... Nesta direo, uma das atividades interessante a se fazer com as crianas, inicialmente, contar os alunos em sala de aula e questionar onde esta o quatro. Momento em que os alunos precisaro saber que 1 + 1 + 1+ 1 , e no o 4 criana indicada na contagem. Outra atividade interessante est em trabalhar com as crianas diferentes tamanhos de caixas a incluso de Mundo Brasil, Estado, Municpio..

Antes de chegar ao conceito, necessrio que a criana conserve quantidades. Para verificar se ela compreende que determinada quantidade permanece constante, Piaget pesquisou a conservao de quantidades tanto nas grandezas de natureza discreta ( como o nmero de volumes de uma coleo de livros ou o nmero de indivduos de um grupo de pessoas) quanto nas de natureza contnua (como a medida da superfcie de um tempo de uma mesa ou o comprimento de um fio de barbante).

A conservao de quantidades um processo que ocorre de modo gradual. Isso significa que uma criana j pode conservar quantidades discretas, mas no ainda massa ou volume, por exemplo. No caso do conceito natural, imprescindvel que a criana esteja segura de que a quantidade de objetos de uma coleo permanece a mesma quando se modifica seu arranjo espacial. A conservao de quantidades depende de uma condio mental que Piaget chama de reversibilidade, e que se refere capacidade de fazer e desfazer mentalmente a mesma ao.

A conservao se d gradativamente e de nada adianta treinamentos sobre esse tema. O que possvel fazer, segundo pesquisas, colocar o aluno em contato com situaes que envolvam e estimulem a buscar solues. importante que o educador trabalhe com conservao de liquido e volume. (espao ocupado por um corpo.), se utilizando de vasilhames de diferentes formas e mesma capacidade ( quantidade de determinado contedo que um recipiente comporta). Trabalhar com a balancinha e massa de modelar. O que permitir a criana pesar, comparar e questionar ao construir diferentes formas com a massa de modelar ( tais como bolinhas, salsichas e bolachas...)

Classificar o ato de agrupar os elementos de uma dada coleo em categorias, denominadas classes, segundo um determinado critrio. Ao propor atividades de classificao, cabe aos educadores possibilitarem as crianas o reconhecimento de semelhanas e diferenas, o agrupamento por categorias, o estabelecimento de critrios e descoberta de novos critrios e a discriminao das caractersticas pelas quais um objeto pode ou no ser includo num determinado grupo.

Exemplos: Classificao dos alunos da sala de aula, seja pelas peas de roupa que usam no momento (lisa e estampada, etc), seja pelo calado (tnis, sapato, chinelo, sandlia), seja pelas caractersticas fsicas (cor dos olhos), seja pela cor e comprimento dos cabelos, seja pelo gnero ( masculino e feminino), etc. Classificao com blocos lgicos; Classificao de sucata; Classificao de palitos; Classificao de brinquedos; Classificao de animais Classificao das palavras quanto ao nmero de slabas etc.

Para que a criana adquira o conceito de seriao (ato de seriar dispor os elementos de uma dada coleo de acordo com um critrio ou regra) e ordenao ( organizar objetos em ordem, conforme determinada caractersticas), interessante se faz que o professor inicie o trabalho a partir das caractersticas das prprias crianas ( assim como na classificao).Isto , orden-los pelo tamanho (do maior para o menor e vice-versa), pelo tipo de cabelo ( do mais curto para o mais comprido, do mais claro para o mais escuro, etc..) pela idade do mais novo para o mais velho).

Enquanto a classificao enfatiza as semelhanas entre os elementos das colees, a seriao trabalha mais com as diferenas entre eles. Dizemos que estamos seriando os elementos de uma coleo quando estabelecemos entre eles uma relao de diferena que possa ser quantificada, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente. Assim, obtemos uma fila, na qual cada elemento tem seu lugar bem definido, e a relao que se estabelece entre ele e seus antecessores e sucessores tem as propriedades recproca e transitiva. O trabalho de classificao e seriao so iniciados na Educao Infantil e retomados nas sries iniciais do Ensino Fundamental em nveis diferentes de abordagens.

Para se organizar uma fila com os elementos de uma coleo, pode-se utilizar a seqncia, que considera as diferenas de natureza qualitativa e no permite, portanto, ordenao crescente ou decrescente. Assim conceituamos seqncias como sucesso de elementos organizados conforme uma regra estabelecida. O que se faz fundamental para a criana na construo do nmero, j que, alm de seriar e classificar ela deve realizar atividades de seqncias.

As seqncias repetitivas, apresentam um motivo, que a menor parte da seqncia, cuja repetio permite form-la. J as seqncias recursivas, aquela que a partir de um motivo inicial, cada novo grupo formado mediante uma regra repetitiva aplicada ao grupo anterior acrescentando algo

O sistema de numerao decimal que hoje utilizamos (SND) foi criado pelos hindus e difundido pelos rabes. Sua origem est relacionada com a quantidade de dedos das mos. Uma das caractersticas fundamentais do SND o valor posicional, onde o valor de cada algarismos se altera conforme a posio em que se encontra. Desde o incio da 1 srie, trabalha-se com agrupamentos de dois em dois, trs em trs.. Nas brincadeiras de trocas e em situaes de formao de grupos. O objetivo chegar-se ao agrupamento de 10 em 10 que a base do SND.

BASE DECIMAL - porque os agrupamentos so de dez em dez; POSICIONAL _ porque dependendo da posio que o algarismo ocupa no nmero, representa valores diferentes; ADITIVA- porque cada nmero da seqncia numrica obtida pela adio de um elemento; MULTIPLICATIVA porque um mesmo algarismo escrito esquerda de outro, vale dez vezes mais; ZERO serve

A) 1) 2) 3)

4)

COM BLOCOS LGICOS APRESENTAO DOS BLOCOS ATRIBUTOS CONFECES DOS CARTES DOS ATRIBUTOS. TRANFORMAO .

SISTEMA DE NUMERAO A)NUNCA 10 1) Confeco do material 2) Jogo B) FICHAS SOBREPOSTAS 1) Confeco das fichas 2) Desenvolvimento das atividades com as fichas sobrepostas..

You might also like