You are on page 1of 7

Psiclogo Clnico

At meados da dcada de 90 no existia em Portugal uma carreira de psiclogos clnicos definida em lei. O Decreto-lei 241/94 de 22 Setembro veio modificar isto, definindo, pela primeira vez uma carreira de Psicologia Clnica, que espelha uma viso da Psicologia que se exerce no Sistema de Sade. De acordo com o decreto-lei, e de forma resumida, pode dizer-se que o psiclogo clnico o profissional habilitado com o grau de especialista que desenvolve funes cientficas e tcnicas de avaliao, psicodiagnstico e tratamento no campo da sade. Entre as que se centram mais na prtica clnica esto: o estudo psicolgico de indivduos e elaborao de psicodiagnstico (consiste na recolha de informaes sobre o funcionamento cognitivo e estado emocional dos indivduos); o aconselhamento psicolgico individual, conjugal, familiar ou de grupo; a interveno psicolgica e psicoterapia.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

Segundo Brito (2008), a Psicologia Clnica nascida nos anos 50 nos EUA, comeou por se afirmar como alternativa ao modelo mdico, propondo-se procurar a explicao dos comportamentos visveis numa natureza psquica invisvel e com uma interioridade metafrica. A Psicologia Clnica deve ser considerada uma actividade prtica e em simultneo, um conjunto de teorias e mtodos. Pode ser definida como a sub-disciplina da psicologia que tem como objectivo de estudo, a avaliao, o diagnstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psquico, qualquer que seja a causa subjacente.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

Habitualmente, a significao que se reconhece no conceito de clnica a prtica que consiste numa observao singular e concreta do individual. Tambm para Guillaumin (1968), os traos essenciais que constituem a Psicologia Clnica so o seu carcter de conhecimento individual, centrado no caso psicolgico singular. O estudo de caso constitui assim, uma forma especfica de abordagem dos sujeitos, mtodo por excelncia da psicologia clnica.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

De acordo com Marques (1994), a identidade de um Psiclogo Clnico define-se pelo domnio das teorias, tcnicas e mtodos compatveis entre si, cujo o objectivo tentar atingir a verdade psicolgica do sujeito observado para se poder, directa ou indirectamente, encetar um processo de interveno.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

O essencial do trabalho em Psicologia Clnica consiste em explicitar, para fins vrios, aquilo que caracteriza o ser psicolgico. Para tal essencial possuir um slido e claro quadro de referncia terica que confira sentido ao que observamos, bem como um conjunto de estratgias, tambm claramente definidas, que permitam acede ao conhecimento que se persegue. A actividade do Psiclogo clnico pode ser uma actividade teraputica, mas o campo da psicologia clnica mais vasto do que o da psicologia e do tratamento de problemas mentais identificados.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

Com o trabalho clnico pretende-se promover as capacidades do sujeito, tendo em vista a sua posterior aplicao s dificuldades do dia a dia, de modo a que o sujeito possa funcionar na sociedade de uma forma mais segura e estvel. Para isso, necessrio criar um espao onde as angstias do sujeito possam ser contidas e onde os seus processos defensivos sejam interpretados. A Psicologia clnica, nascida da prtica com doentes em sofrimento, e recusando a extrema objectivao induzida pelo mtodo cientifico, tenta produzir conhecimentos que respeitam simultaneamente a singularidade dos sujeitos e o rigor cientifico. O interesse dos psiclogos clnicos desloca-se no sentido da diversificao das intervenes e das produes tericas, renunciando adeso a modelos nicos e dogmticos.

7/4/12

http://www.clinico-psicologo.com/

Sobre Mim

Pedro Martins Psiclogo Clnico/ Psicoterapeuta Membro efectivo da ordem dos psiclogos Membro associado da APPSI Notas curriculares e profissionais: - Licenciado em Psicologia Clnica pela Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Lisboa em 1998. - Mestre em Psicologia Clnica pela Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Lisboa. -Hospital Santa Maria: Servio de Psiquiatria; NDCA - Centro Teraputico Mdico e Psicolgico - Clnica Santa Catarina Siena Tratamento Doenas ComportamentoAlimentar - Clnica Privada 7/4/12
http://www.clinico-psicologo.com/

You might also like