You are on page 1of 96

Petrleo

Luiz Fernando - Qumico

Petrleo no Brasil

No Brasil, as primeiras tentativas de encontrar petrleo datam de 1864; Mas apenas em 1897, o fazendeiro Eugnio Ferreira de Camargo perfurou, na regio de Bofete (SP); Com 400m de profundidade, este foi considerado o primeiro poo petrolfero do pas, muito embora apenas 2 barris tenham dele sido extrados.

Durante a dcada de 30, j se instalava no Brasil uma campanha para a nacionalizao dos bens do subsolo; Um das pessoas que desempenhou papel chave nesta campanha foi Monteiro Lobato, que sonhava com um Brasil prspero que pudesse oferecer progresso e desenvolvimento para sua populao.

Em 1939 o governo de Getlio Vargas instala o Conselho Nacional do Petrleo (CNP), com a primeira Lei do Petrleo do pas, para estruturar e regularizar as atividades envolvidas, desde o processo de explorao de jazidas at a importao, exportao, transporte, distribuio e comrcio de petrleo e derivados. Este decreto tornou o recurso patrimnio da Unio.

A industrializao do Petrleo no Brasil comeou tarde em relao aos outros pases, somente na dcada de 30 pensou-se concretamente nisso, e na de 40 que foram iniciadas de forma efetiva a sua explorao e produo.

At a dcada de 30, todo petrleo era importado, embora existissem exploradores nas regies que apresentavam vestgios superficiais de minerais oleosos; Em 1933, a pesquisa passa a ser orientada pelo Departamento Nacional de Produo Mineral, ligado ao Ministrio da Agricultura.

em 1939, foi descoberta a primeira jazida petrolfera brasileira, em Lobato, no Recncavo Baiano (L- 3); Em 1941, o primeiro poo petrolfero brasileiro, tambm situado no Recncavo Baiano, passa a produzir petrleo; O poo de Lobato produziu 2.089 barris de leo em 1940; em 1953 o governo cria a Petrobrs.

Nos anos 50, a presso da sociedade e a demanda por petrleo se intensificavam, com o movimento de partidos polticos de esquerda que lanam a campanha O Petrleo nosso".

O governo Getlio Vargas responde com a assinatura, em outubro de 1953, da Lei 2004 que instituiu a Petrleo Brasileiro S.A (Petrobras) como monoplio estatal de pesquisa e lavra, refino e transporte do petrleo e seus derivados.

Com a criao da PETROBRS, fica assegurada ao governo a exclusividade da pesquisa, lavra, refinao, transportes e comercializao do petrleo e seus derivados.

A Primeira Refinaria Nacional

1951 A pioneira: obras de construo da Refinaria Nacional de Petrleo, no Recncavo Baiano, a primeira com recursos estatais.

Depois renomeada Refinaria de Mataripe e, a seguir, Landulpho Alves, processava 2.500 barris de petrleo/dia

2006 Investimentos vultosos da Petrobrs em tecnologia e reaparelhamento fazem com que a Refinaria Landulpho Alves seja hoje a segunda do Pas.

A capacidade instalada de refino da Refinaria Landulpho Alves de 307 mil barris/dia

Na dcada de 1950 e comeo da de 1960 descobriram-se novos campos, especialmente no Recncavo Baiano e na bacia de Sergipe/Alagoas; Na mesma poca, Pesquisas foram desenvolvidas nas bacias sedimentares do Amazonas e do Paran; Em maro de 1955, foi encontrado petrleo em Nova Olinda, no mdio Amazonas.

Em seguida as atividades de perfurao estenderam-se at a bacia do Acre; Como as quantidades do petrleo obtidas no eram comerciais, aps seis anos a avaliao dos resultados aconselhou a reduo da explorao; Em 1967, as perfuraes na bacia amaznica foram suspensas.

Com os avanos tecnolgicos, a Petrobrs procedeu os levantamentos geofsicos nas bacias do Paran e do Amazonas. Alcanaram-se bons resultados, em particular descoberta de gs natural na regio do rio Juru, no alto Amazonas, a partir de 1978.

1968 a Petrobrs inicia a explorao de petrleo na plataforma continental, com a descoberta de leo no litoral de Sergipe (campo de Guaricema); Ao final de 1968, a indstria brasileira produzia mais de 160 mil barris por dia. 1973 inicio da crise do petrleo, viabilizou a prospeco em reas antes consideradas antieconmicas; Na dcada de 1970, intensificou-se a explorao em bacias submersas.

Uma descoberta transformadora:

A identificao de petrleo na bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, duplicou as reservas brasileiras.

Mais de vinte campos de pequeno e mdio portes foram encontrados mais tarde no litoral do Rio Grande do Norte, Cear, Bahia, Alagoas e Sergipe; Em 1981, pela primeira vez, a produo dos campos submarinos ultrapassou a dos campos em terra;

No incio da dcada de 1980, o Brasil era, depois dos Estados Unidos, o pas que mais perfurava no mar, mas, no final do sculo, ainda precisava importar quase a metade do petrleo que consumia, apesar de suas reservas provadas de aproximadamente 3,8 bilhes de barris (0,2% das reservas internacionais).

A partir de 1950, com o desenvolvimento industrial e a construo de rodovias interligando vrias cidades brasileiras, aumenta consideravelmente o consumo de petrleo; Em 1968, o petrleo existia em grande quantidade e a baixo preo no exterior, e a poltica governamental de autosuficincia petrolfera foi deixada de lado.

A ordem passou a ser comprar petrleo onde fosse mais barato.

A importao do Petrleo traz srias conseqncias para o pas, entre elas, o aumento da dvida externa.

Produo Petrolfera do Brasil 1978


Campos Produtores em Terra Campos produtores Petrleo bruto m3 Alagoas 134.318

Esprito Santo
Sergipe Bahia

189.764
1.632.896 4.833.539

TOTAL 6.790.517

Plataforma Continental Esprito Santo 126.695

Rio Grande do Norte


Rio de Janeiro Bahia Sergipe

260.023
493.464 533.330 1.100.817

TOTAL 2.514.329

As duas crises do Petrleo: 1973 - viabilizou a prospeco em reas antes consideradas antieconmicas (o Brasil tinha abandonado a poltica de autosuficincia) 1978 - o preo internacional quintuplica Com a crise de 78, a Petrobrs volta a investir na prospeco de jazidas petrolferas a fim de diminuir nossa dependncia externa.

1984, a produo nacional praticamente se iguala a quantidade de petrleo importado.

1 barril = 159 litros de leo cru

Na dcada de 1990 a Petrobrs tinha uma fbrica de asfalto, em Fortaleza CE, e dez refinarias: Refinaria de Manaus (Reman) - AM; Refinaria de Paulnia (Replan) - SP; Refinaria de Presidente Bernardes (RPBC) - SP; Refinaria Henrique Lage (Revap) - SP; Refinaria Presidente Getlio Vargas (Repar) - PR; Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) - RS; Refinaria Duque de Caxias (Reduc) - RJ; Refinaria Gabriel Passos (Regap) - MG; Refinaria Landulfo Alves (RLAM) - BA; Refinaria Capuava (Recap) - SP.

Em meados da dcada de 1990, o Brasil produzia cerca de 750.000 barris de petrleo por dia, com a possibilidade de aumento gradativo desse nmero, com a explorao de campos gigantes da bacia de Campos

A Lei do Petrleo, de 1997, inicia uma nova fase na indstria petrolfera brasileira; Entre as mudanas est a criao da Agncia Nacional do Petrleo (ANP); A ANP substituiu a Petrobras nas responsabilidades de ser o rgo executor do gerenciamento do petrleo no pas, e na nova tentativa de internacionalizao do petrleo no Brasil.

Esta Lei permitiu a formao de parcerias com empresas interessadas em participar do processo de abertura do setor, numa tentativa de trazer novos investimentos para o pas.

A Auto-suficincia

O ano de 2006 marca a autosuficincia sustentvel do Brasil na produo de petrleo. Com o incio das operaes da FPSO (Floating Production Storage Offloading) P-50 no campo gigante de Albacora Leste, no norte da Bacia de Campos (RJ), a Petrobrs alcana a marca de dois milhes de barris por dia.

Essa produo suficiente para cobrir o consumo do mercado interno de 1,8 milhes de barris dirios.

Com novas tecnologias, o Brasil est entre os poucos pases do mundo que dominam todo o ciclo da indstria do petrleo, desde as pesquisas ssmicas at a petroqumica; Mas na atividade de perfurao e produo em guas profundas e ultraprofundas que o nosso pas atingiu a excelncia.

O Brasil ocupa hoje posio de vanguarda no mundo, com inmeros recordes internacionais conquistados seja de instalao e operao de equipamentos e/ou de produo de petrleo a grandes profundidades.

Em fins da dcada de 70, foram abertas vrias reas para que outras empresas (nacionais e estrangeiras) investissem no ramo de Petrleo; Mas at hoje no se teve notcia da possibilidade de produo petrolfera no Brasil, a no ser nas reas j exploradas e controladas pela Petrobrs.

Continua como monoplio estatal (exercido pela Petrobrs) o refino do petrleo, assim como a sua importao e transporte; J a distribuio dos derivados de petrleo aberta, e dela participam, alm de empresas nacionais como Ipiranga, Hudson, So Paulo e a prpria Petrobrs, algumas das gigantes do petrleo mundial, como a Exxon, Shell e a Texaco.

A maior parte da produo petrolfera brasileira ocorre justamente nas bacias sedimentares costeiras, com destaque, para a bacia de Campos, no Rio de Janeiro e, em segundo lugar, para o Nordeste.

Os Marcos da Conquista do Petrleo

Os principais fatos que marcaram a histria do Petrleo no Brasil, desde antes da fundao da PETROBRAS at 2007.

1937 O escritor Monteiro Lobato (1882-1948), entusiasta da explorao do petrleo no pas, lana o livro O Poo do Visconde

1947 incio da campanha O Petrleo Nosso, em defesa da autonomia brasileira na produo petrolfera

1953 Getlio Vargas, ento presidente da Repblica, assina a lei que institui o monoplio estatal do petrleo e cria a Petrobrs.

1973 Com a crise provocada pelo embargo dos pases produtores do Oriente Mdio, os preos do petrleo sobem 300%. Isso estimula a Petrobrs a investir no aumento da pesquisa em guas profundas

1975 Lanamento do Programa Nacional do lcool (Proalcool), com pesados subsdios oficiais, para tentar diminuir a dependncia do pas em petrleo do exterior

1976 No governo do general Ernesto Geisel, o monoplio da Petrobrs comea a cair, com a adoo dos contratos de risco com empresas estrangeiras para prospeco

1997 Fim do monoplio estatal do petrleo. O Brasil ingressa no grupo de 16 pases que produzem mais de 1 milho de barris por dia

2004 O gelogo Giuseppe Bacoccoli, da Petrobrs e da Coppe, ligada UFRJ, conclui estudos sobre a formao de petrleo na camada chamada de pr-sal, ainda dependentes de comprovao

O pr-sal so rochas-reservatrios que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Estado do Esprito Santo at Santa Catarina, ao longo de mais de 800 quilmetros de extenso por at 200 quilmetros de largura, em lmina d'gua que varia de 1.500 a 3.000 metros e soterramento entre 3.000 e 4.000 metros.

2006 O presidente Luiz Incio anuncia a auto-suficincia do pas na rea petrolfera, 53 anos depois da criao da Petrobrs

2007 maro O presidente da Petrobrs, Jos Srgio Gabrielli, informa ao presidente Lula a descoberta de uma grande bacia de petrleo, em julho de 2006, que pode transformar o pas em exportador de petrleo

2007 novembro O governo anuncia a descoberta do campo de Tupi.

O Campo de Tupi tem volume estimado entre cinco a oito bilhes de barris

Explorao no Brasil

O petrleo encontrado nas bacias sedimentares, depresses na superfcie da terra que foram, ao longo de milhes de anos, preenchidas pelas rochas sedimentares; Essas bacias cobrem vasta rea do territrio brasileiro, em terra e mar.

As bacias sedimentares cobrem vasta rea do territrio brasileiro

1 2 3 4 5 6 7

Bacias Sedimentares Terrestres Km2 Amazonas 500.000


Parnaba Parecis / Alto Xing Acre Solimes Paran So Francisco 600.000 250.000 350.000 600.000 1.100.000 250.000

8
9 10 11 12 13 14 15

Tacutu
Maraj Brag. Viseu / So Luis Araripe / Rio do Peixe Jatob Tucano Recncavo Taubat, Resende, etc

5.000
50.000 25.000 12.000 5.000 30.000 11.000 3.000

Bacias Sedimentares Martimas Km2

16 17

Foz do Amazonas Par / Maranho

300.000 50.000

18
19 20 21

Barreirinhas
Cear Potiguar Paraba / Pernambuco

60.000
40.000 60.000 20.000

22
23 24 25 26 27 28

Sergipe / Alagoas
Bahia Esprito Santo Campos Santos Pelotas Cone do Amazonas

30.000
80.000 60.000 100.000 250.000 110.000 100.000

29

Cone do Rio Grande

100.000

As bacias sedimentares so as regies que apresentam formaes geolgicas sedimentares de considervel espessura. So estudadas por gelogos e geofsicos, a fim de se estabelecer a localidade onde devem ser perfurados poos para a explorao do petrleo. Aps muitos testes e pesquisas decidida a perfurao, surgindo, ento, o poo pioneiro.

Produo

As regies petrolferas do Brasil em terra so: Amazonas Cear Rio Grande do Norte Alagoas Sergipe Bahia Esprito Santo

As regies petrolferas do Brasil no mar so: Cear Rio Grande do Norte Alagoas Sergipe Bahia Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Paran

O Paran tambm produz leo de xisto, que um leo semelhante ao petrleo.

Esse leo extrado de uma rocha denominada informalmente de "xisto pirobetuminoso", que, na realidade, uma rocha sedimentar chamada folhelho betuminoso, ou seja, um folhelho com altssimo teor de matria orgnica.

So 11 refinarias no Brasil e cinco no exterior (duas na Bolvia e trs na Argentina). A capacidade instalada de refino somente no Brasil de 2.129.420 barris por dia. Fala-se 11 em funo da SIX (Unidade de Beneficiamento do Xisto) no Paran.

As Refinarias da Petrobrs
1 2 3 4 5 6 7 8 9 RLAM Refinaria Landulpho Alves (Mataripe, Bahia) RPBC Refinaria Presidente Bernardes (Cubato, So Paulo) REDUC Refinaria Duque de Caxias (Campos Elseos, Rio de Janeiro) REGAP Refinaria Gabriel Passos (Betim, Minas Gerais) REFAP Refinaria Alberto Pasqualini (Canoas, Rio Grande do Sul) REPLAN Refinaria de Paulnia (Paulnia, So Paulo) REMAN Refinaria de Manaus (Manaus, Amazonas) RECAP Refinaria de Capuava (Mau, So Paulo) REPAR Refinaria Presidente Getlio Vargas (Araucria, Paran)

10
11

REVAP Refinaria Henrique Lage (So Jos dos Campos, So Paulo)


SIX Unidade de Industrializao do Xisto - PR

H mais de 80 produtos diferentes que saem das refinarias. Entre eles sita-se:
Gs cido Eteno Dixido de carbono Propanos Propeno Butanos GLP Gasolinas Hexano comercial Solventes diversos Tolueno Benzeno Xilenos Querosene de aviao leo diesel Parafinas

Naftas Naftas para petroquimicas Aguarrs mineral Solvente de borracha

Asfalto Coque Enxofre E muito mais ...

Algumas Perguntas Importantes

A PETROBRS j fez investigao geolgica em todo o territrio nacional? SIM! Todas as bacias sedimentares brasileiras foram, em graus variveis, pesquisadas. Em algumas bacias, realizaram-se descobertas logo na fase inicial da explorao e outras esse sucesso no ocorreu e o trabalho foi interrompido.

Quanto mais se perfura, mais se encontra petrleo? Depende da regio! No caso de se realizar descoberta com o poo pioneiro, so perfurados outros poos para estabelecer os limites do campo. A bacia de Campos exemplo, que at 1974, quando ocorreu a primeira descoberta, s tinha dez poos perfurados, e hoje, em funo dos repetidos xitos, tem mais de 300.

Qual o Primeiro poo martimo perfurado pela Petrobrs no Brasil? No Esprito Santo no ano de 1968

O custo de um poo de petrleo em plataforma marinha at a sua fase final de quanto? aproximadamente US$ 20 milhes, sem garantia de achar leo.

O que margem continental? a rea martima que vai da linha de praia at as maiores profundezas ocenicas.

Como se divide a Margem Continental? Em trs segmentos, conforme a distncia entre a superfcie e o fundo do mar, chamada lmina dgua. plataforma continental, compreendida entre a praia e os 200m de lmina dgua; talude continental, entre 200 e 2000m; regio abissal, de 2000m at as mximas profundidades.

Como se realiza a perfurao no Mar? Com a utilizao de plataformas fixas ou flutuantes. E seguem os mesmos critrios tcnicos utilizados em terra.

O custo de uma perfurao maior em terra ou no mar? No mar! So quatro vezes mais altos. Em compensao, no Brasil, os poos martimos produzem mais do que os terrestres.

Quanto se extrai, em mdia, das jazidas?


Retiram-se, em mdia, apenas 25%, pelos processos at agora descobertos Um campo cujas reservas provadas sejam de 100 milhes de barris e que tenha este fator de recuperao (25%), apenas 25 milhes de barris podero ser extrados.

Como varia o fator de recuperao?

Varia de acordo com a natureza dos reservatrios (porosidade das rochas) e com as caractersticas do petrleo (maior ou menor viscosidade)

Quais so os mtodos para melhorar o ndice de produo? Recuperao Secundria ou Terciria onde so usados estmulos externos para produzir mais petrleo.

Lembrando que quando a extrao se realiza, usando-se a energia do prprio reservatrio, sem estmulos externos, diz-se que recuperao primria.

Quais so as principais tcnicas de recuperao? Injetar gua, gs natural, vapor, lcool ou, ainda, misturas especiais, com o fim de estimular a sada do petrleo.

Existe gua no petrleo?

SIM! Embora existam poos que s produzem gs, grande parte deles produz, ao mesmo tempo, gs, petrleo e gua salgada.

Quantos navios possuem a Frota Nacional de Petroleiros? Em 1988, a FRONAPE tinha 67 navios, com capacidade total de 5.089.593 toneladas de porte bruto (TPB)

Da frota total, quantos navios foram construdos no Brasil? 40 navios construdos no Brasil, perfazendo um total de 3.426.433 TPB, representando 67,3% da capacidade de transporte. Encontram-se, atualmente, em fase de construo, 19 navios em estaleiros nacionais, totalizando 684.785 TPB.

Oleodutos e gasodutos so econmicos?

SIM! Os oleodutos, gasodutos e polidutos so geralmente o meio mais econmico para transportar grandes volumes de petrleo, derivados e gs natural a grandes distncias.

A Transpetro

Transpetro - Petrobras Transporte S. A atende s atividades de transporte e armazenagem de petrleo e derivados, lcool e gs natural, operando uma frota de 53 navios, 11 mil quilmetros de malha dutoviria e 43 terminais terrestres e aquavirios.

Maior armadora da Amrica Latina e principal empresa de Logstica e Transporte do Brasil; Foi criada em 12 de junho de 1998; Responsvel por uma rede de estradas invisveis formada por mais de 11 mil km de dutos que interligam todas as regies do Brasil

Por esses dutos trafegam produtos, como petrleo e derivados, lcool e gs natural, que abastecem os mais remotos pontos do pas.

A Transpetro opera por meio das unidades de Terminais e Oleodutos, Gs Natural e Transporte Martimo. No exterior, a empresa atua por intermdio da subsidiria Fronape International Company, e colabora com a Petrobras na implantao de projetos internacionais.

Fraes e Utilizaes

Fraes Gs Natural GLP

Utilizaes Combustvel e matria-prima na sntese de comp. org. e fabricao de plsticos Combustvel, gs de cozinha e matria prima na sntese de comp. org. e fabricao de borracha

ter de petrleo
Benzina Nafta ou ligrona

Solvente em lavagem a seco


Solvente orgnico Solvente e matria-prima na indstria petroqumica

Gasolina
Querosene leo diesel leo lubrificante Vaselina

Combustvel de motores de exploso


Iluminao, solvente, combustvel domstico e combustvel de aviao Combustvel de nibus e caminhes Lubrificante de mquinas e motores Lubrificante, pomadas, cosmticos, indstria alimentcia

Parafina Fabricao de velas, indstria de alimentos, indstria cosmtica, impermeabilizao, revestimento de papel Asfalto Pavimentao de ruas e caladas, vedao de encanamentos e paredes, impermeabilizao de cascos de embarcaes, adesivos e laminados eltricos, revestimentos antioxidantes Reduo do ferro em alto forno, revestimento de fornos refratrios, obteno do alumnio e como fonte de gs de sntese

Coque

You might also like